Seguidores

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O BANDITISMO PARECE SER UM FENÔMENO UNIVERSAL.

Por Emídio Roberto

O Banditismo parece ser um Fenômeno Universal. É difícil encontrar um Povo no Mundo que não teve (ou tenha) Bandidos: indivíduos Frios, Calculistas.

Historiadores. De acordo com Hobsbawm, os Foras da Lei são resultado da inoperância e Ausência do Estado. Em suas palavras: “a debilidade do poder propiciava o potencial para o banditismo".


No Brasil, o banditismo teve um de seus maiores exemplos no sertão no Nordeste: os Cangaceiros. Com seu surgimento no século XIX e desenvolvimento no XX, o cangaço é simbolizado por Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), que liderou uma quadrilha durante duas décadas. Entre suas ações, saqueavam cidades nordestinas, matando de forma indiscriminada e impondo a vontade dos bandidos pelo tempo que permaneciam em cada região.

Lampião. De acordo com o " Eric Hobsbawm, sociologist of peasant millenarianism". História do Brasil" “Lampião dava a vida para estar entre Coronéis”.


Uma Característica marcante do Banditismo é que seus integrantes Conseguiam Cooptar Cidadãos de bem e transformá-los em foras da Lei. Reunidos com as Camadas mais Pobres da população, os Bandidos protestavam contra perseguições e injustiças. Porém, os Bandidos não devem ser confundidos com os revolucionários.


Banditismo espanhola
Banditismo Português
Banditismo Inglês.
Banditismo Grego.
Banditismo italiano

Outro exemplo de banditismo eram os piratas. Romanos, cipriotas e
fenícios.


Por isto Não se Compara o Banditismo Com Guerrilhas ou Revolucionários

Fonte by:" Eric Hobsbawm, sociologist of peasant millenarianism".
No Brasil existiu a Volante uma força Civil e Militar.

Em Espanha aconteceu-se o mesmo. No Século XII começaram nascer forças Protetoras Locais no Combate ao Banditismo.

Aconteceu em Inglaterra e nos demais Países.

Fonte: facebook
Página: Emídio Roberto 
Grupo: O Cangaço
Link: https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?multi_permalinks=1470111853001928%2C1470050536341393%2C1469672009712579&notif_t=group_activity&notif_id=1487011057338526

http://blogdomendesemendes://blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário