Seguidores

quarta-feira, 15 de março de 2017

UM PRESENTE PARA POÇO REDONDO

*Rangel Alves da Costa

Desde muito que estamos lutando para trazer a Poço Redondo a “Exposição Territórios”, realizada com enorme sucesso no Rio de Janeiro, entre os dias 19 de janeiro a 19 de abril, inteiramente voltada para a divulgação da cultura de Poço Redondo através de seus artistas e artesãos, com painéis sobre artesanato, rezadeiras, cavalhadas, renda de bilros, bem como as tradições populares ribeirinhas.

Desde então comecei a entrar em contato com os produtores e na manhã desta terça-feira, através do produtor Arlindo Hartz, recebemos um ofício enviado pela produtora e diretora Bia Lessa (responsável pela exposição), e este para ser entregue ao prefeito municipal de Poço Redondo. Por ser um documento enviado ao prefeito Júnior Chagas, não podemos revelar seu conteúdo.

Contudo, antecipo que há imenso interesse em trazer a “Exposição Territórios” para Poço Redondo. E mais, propondo ainda que a exposição permaneça no município como um patrimônio local. Hoje (quarta-feira) manterei contato com o Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, no sentido de que o estado também possa apoiar a vinda e a permanência da exposição em Poço Redondo. Tenho plena confiança que o prefeito Júnior Chagas não medirá esforços para a concretização desse grande objetivo histórico e cultural.


Acerca ainda da referida exposição, outro dia escrevi um texto intitulado Poço Redondo na Exposição Territórios (e o indescritível orgulho), que novamente transcrevo no sentido de mostrar a importância de tal evento na vida da comunidade poço-redondense. Eis alguns trechos do escrito:

“Segundo a diretora Bia Lessa e a curadora Renata Piazzalunga, a exposição está focada em Poço Redondo e ocupa três salas: a primeira é dedicada ao conhecimento da comunidade; a segunda aprofunda o diagnóstico da Associação dos Artesãos do Município de Poço Redondo; a terceira aborda a aplicação do método, apresenta o processo de trabalho e oo produtos resultantes da interação entre designers e artesãos, configurando novos territórios de ação.

Pelas imagens, constata-se que a exposição está belíssima, com um visual maravilhoso e no reconhecimento que Poço Redondo tanto necessita. Avistam-se rostos conhecidos, pessoas que vivem entre nós, artes que nascem das conterrâneas mãos sertanejas, manifestações artísticas tão presentes (e tantas vezes saudosas) em nossas vidas.

Somente agora, quando avisto o meu nome em meio à exposição como colaborador, sinto a importância do envio do material requerido pelo amigo Arlindo Hartz. Que coisa mais bela e grandiosa Poço Redondo sendo mostrado de forma tão merecidamente valorosa. Somos pobres, somos humildes, mas somos de imensa riqueza na cultura, tradições e demais manifestações artísticas.


Que bom avistar os retratos dos nossos artistas e dos nossos artesãos no mais alto panteão da arte. Um reconhecimento que vem lá de cima, do Rio de Janeiro. E que bom se o governo do Estado e a prefeitura de Poço Redondo trouxessem até nós ao menos um pouco dessa exposição. Mas pena que o nosso município sequer conta com uma Secretaria de Cultura e Turismo. São os outros que têm de se preocupar com a gente. Os nossos administradores não”.

Pois, é esta exposição que desejamos ter no próprio berço inspirador e que certamente será de grande valia para a valorização e reconhecimento de nossa arte, de nossa cultura e de nossa história. Poço Redondo merece mostrar a si mesmo, a seus filhos e ao mundo, suas potencialidades. Não podemos perder a oportunidade de nos encantar com os fazeres singelos de um povo valoroso.

Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário