Seguidores

quinta-feira, 20 de abril de 2017

AS CURIOSIDADES DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

Governador Dix-Sept Rosado é uma cidade pequena, fica pertinho de Mossoró, são apenas 35 km. A viagem é num piscar de olhos. Além desse nome esquisito, que é uma homenagem ao ex- governador do estado Dix-Sept Rosado, que morreu em um acidente de avião, a cidade guarda algumas curiosidades.

1 - A Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade, fica de costas para o seu povo. É isso mesmo. A cidade foi crescendo, ao longo dos anos, às costas da matriz. O adro da Igreja é voltado para o Rio Apodi-Mossoró e do outro lado fica a zona rural do município. Na grande enchente dos anos 80 a primeira porta que o rio bateu foi a de São Sebastião. E o santo, que não é besta, jamais iria contra a vontade de Deus e deixou a água entrar em sua casa. A construção é do sec. XVIII.


2 - Em frente à Igreja há um Cruzeiro que foi esculpido de uma única pedra. Uma verdadeira obra de arte que embeleza o símbolo da fé católica dos dix-septienses (é assim que se chamam as pessoas que nascem lá, e eu duvido que aqui em Mossoró ninguém tenha um parente ou amigo dix-septiense). Fico aqui imaginando como é que esse artista fez isso. É tirar leite de pedra, ops, tirar cruz de pedra.


3 - Toda vez que penso em alho lembro logo de Governador. De tanto produzir, a cidade ficou conhecida como a Terra do Alho. As plantações eram localizadas nas vazantes do rio. Dizem que vampiro não gosta de alho. Então, Seu Drácula, é melhor não aparecer por lá.


4 - Na segunda metade do sec. XX, mais ou menos entre os anos 30 e 60 a economia da cidade girava em torno da extração do minério gipsita (pedra de gesso). Governador chegou a abastecer todo o mercado nacional. O minério é matéria prima da indústria de cimento. Até hoje é possível ver na cidade as diversas caieiras, ou fornos de cal, que remontam dos tempos áureos da extração das pedras de gesso. Entrar numa casinha dessa aí, é boca quente.


5 - A diversão da galera costumava ser com banhos de rio no Poço das Pedras. Final de semana era costume juntar os “primo” para tomar banho por lá. Mas pra isso era preciso saber nadar, o lugar era profundo, um verdadeiro poço.



6 - Poço Feio de Governador. Na verdade o poço passa longe de ser feio. É encantador o lugar. Tem caverna e água límpida. É o lugar ideal para quem gosta de turismo de aventura. Só falta mesmo é coragem do poder público em investir no lugar e gerar renda pro povo através da atividade turística.


7 - O mistério da Moça do Baú. No Poço Feio há um caixão de Pedra onde jaz uma moça encantada. De acordo com a lenda em noites de Lua Cheia a moça se desencanta e sai vagando pelo local e enfeitiçando os homens. #Figa



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário