Seguidores

domingo, 18 de junho de 2017

SOBRE JORNALISMO E "BARRIGADAS"

Por Caio César Muniz

Adentrei no jornalismo por "culpa" de Cid Augusto e por entraves sadios com meu irmão Stênio Urbano. Tive duas passagens pelo jornal O Mossoroense, assumindo a sua editoria de cultura além de colaborar com as outras pautas semanais.

A faculdade veio um pouco tardiamente, justamente quando a profissão padece de se "reinvenção" e olho pra porta de saída sem saber ao certo para onde ir. Não tenho mais a jovialidade dos meus colegas para correr o mundo e nem estou mais na lista das melhores oportunidades.

Tive bons guias nesta caminhada, não citarei nomes para não ser injusto, mas de todos procurei extrair deles o que tinham de melhor. Estes dias me aconselharam a buscar algo mais vantajoso, como me arriscar na Auditoria Fiscal, coisa que "dê dinheiro". O conselho é bom, mas meu caminho já está trilhado: SOU JORNALISTA.

Esta semana estreei minha primeira "barrigada", no jargão jornalístico diz-se da falsa notícia. Incorri no erro básico do jornalismo: não apurar os fatos. Me acusaram de estar procurando "furo", a informação em primeira mão.

Digo que faz tempo que não procuro furo em lugar nenhum, muito menos jornalisticamente falando. Foi um lapso mesmo. Por trás do jornalista existe um homem, com erros e virtudes. Não me coloquem a cruz ainda, não fui o primeiro, nem serei o último. Existem males piores na profissão, como os jornalistas vendidos a troco de migalhas.

Se ainda acredito a profissão? Sim, acredito. Lutarei para fazer o melhor jornalismo. Buscarei atuar com princípios e não cometer tantos erros, mas errar, para corrigir, para pedir desculpas, para não me achar nada mais que um ser humano normal.

OUTROS LEROS


1. A nota vai parecer repetida, mas é assim mesmo: Entre críticas e elogios, como em todos os anos, começou o Mossoró Cidade Junina. Realmente alguns tropeços foram constatados. Eu, de minha parte, não consigo ver este incremento na economia de que se fala. Acho que temos problemas mais importantes para dedicar nossas atenções.

2. Esta semana o ministro interino da Cultura, João Batista de Andrade pediu demissão alegando que o Ministério está em situação difícil. Se está assim lá em cima, imagine aqui embaixo. Se um interino recua de assumir o cargo, quem diabos vai querer ocupá-lo?

3. Na próxima sexta-feira, dia 23, o Partage Shopping vai receber a exposição "Entre Cores e Marinas" do artista areia-branquense plástico Antônio Tavernard a partir das 19 horas. A exposição permanecerá no espaço até o dia 03 de julho e a visitação é gratuita.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário