Seguidores

segunda-feira, 10 de julho de 2017

63 ANOS DO CINE LUX DE POMBAL

Por Verneck Abrantes

Tudo começou no ano de 1953, quando o construtor Chiquinho Formiga iniciou a construção do Cine Lux, sendo inaugurado no ano seguinte com a presença do cantor Luiz Gonzaga. Localizado na Rua Jerônimo Rosado, o grande prédio tinha excelentes condições para projeções cinematográficas, sendo o local também aproveitado para show, peças de teatro, conferências, debates políticos etc. Em 1956, o cinema foi vendido para Afonso Mouta, que exibiu seu primeiro filme, denominado: "A Mulher que Perdi", uma película mexicana, e,logo em seguida, o novo proprietário fez uma reforma no prédio e inaugurou as projeções em cinemascope com o filme: "Os Cavaleiros da Távola Redonda". Agora, a tela grande era o orgulho e o comentário da população pombalense, que tinha no cinema uma nova abertura para o conhecimento visual dos costumes, da vida social e comportamento de muitos países nunca antes vistos. O cinema usava sua própria energia, a motor diesel, instalado no próprio prédio, e o barulho do mesmo sempre denunciava para toda a vizinhança o início e o término de cada projeção. 


Inicialmente, as projeções estavam mais direcionadas para as películas americanas, faladas em inglês e legendadas em português. Os filmes de rei, amor, guerra, humor, as matinês com os gritos de Tarzan, western com índios e as grandes películas mexicanas, influenciavam claramente os frequentadores. Porém, o grande sucesso, devido à compreensão do público em geral, foi na exibição do primeiro filme brasileiro: "Metido a Bacana", com Ankito e Grande Otelo. Depois, vieram às conhecidas chanchadas, produzidas pela produtora Atlântida, com Oscarito, Cyll Farney e Eliana, Anselmo Duarte, José Lewgoy, Zezé Macedo, Mazzarope, Zé Trindade, entre outros. O Cine Lux estabeleceu um mundo mágico em Pombal. Como único divertimento local, o bom gosto para exibições de clássicos cinematográficos, motivação sócio cultural, fez do prédio de cinema um ponto de encontro dos pombalenses. 

https://www.youtube.com/watch?v=yKP5mgaf-LY

Tocando as novidades dos últimos sucessos da discografia brasileira, os bons filmes deram abertura para as sessões matinais, vesperal, matinês e, naturalmente, com as sessões noturnas, que era o horário nobre das exibições, marcado pela suavidade da música ambiente e o silêncio da plateia, tudo isso dava a certeza da casa cheia. Na direção de Seu Afonso, José Cleôncio e Galdino, foram exibidos os melhores filmes do cinema da cinematografia mundial, lembrando que durante as projeções, eles estavam sempre a caminhar, entre a plateia, com uma lanterna na mão, mantendo a ordem e disciplina, que, apesar de tudo,não deixou que muitos filhos de Pombal, hoje, sejam resultados dos flertes, namoros e casamentos iniciados no "escurinho" do Cine Lux. Mas, finalmente, em 1983, o Cine Lux começou a sucumbir aos novos tempos. A grande influência da televisão com seus filmes, as badaladas novelas, o vídeo cassete... E o Cine Lux vai perdendo seu público, evidenciando a cada ano o seu declínio. Deixa de exibir filmes diariamente e alterna as projeções nos dias da semana, sem resultados compensatórios, e, sem nenhum incentivo, fecha suas portas em 1989. Localizado na Rua Jerônimo Rosado com esquina para a Rua João Pereira Fontes, o Cine Lux foi um grande marco na vida sociocultural de Pombal. Memorável e inesquecível a quem por ele passou.

Verneck Abrantes*

*Escritor e Historiador pombalense.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário