Seguidores

quinta-feira, 13 de julho de 2017

A ORIGEM DA FAMÍLIA ROSADO MAIA: POMBAL(PB), CATOLÉ DO ROCHA (PB), MOSSORÓ (RN) e GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO (RN).

Por José Tavares de Araújo Neto.
Portal na entrada da cidade de Governador Dix-sept Rosado, RN.

A cidade de Dix-Sept Rosado, localizada na chapada do Apodi, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, ganhou este nome em homenagem ao ex-governador Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, que, em pleno exercício do seu mandato, faleceu em virtude de um desastre aéreo, em julho de 1951.

Os cangaceiros Massilon, Lampião e Sabino Gomes

Anteriormente a hoje cidade de Governador Dix Sept Rosado era denominado Vila de São Sebastião, que entrou na rota do cangaço no dia 12 de junho de 1927, quando foi invadida e saqueada pelos bandos de cangaceiros comandados pelos famigerados Lampião, Sabino Gomes, Jararaca, Massilon Leite e Vinte e Dois, que se juntaram com plano de atacar a vizinha e próspera cidade de Mossoró.

Grupo de Lampião em 1927 na cidade de Limoeiro do Norte

Durante a passagem pela vila, os cangaceiros, além de saquearam o comércio, queimaram os vagões do trem e destruíram o telégrafo, sem que antes um agente da Estação conseguisse enviar mensagem para Mossoró informando que o bando estava a caminho, o que muito ajudou na organização da resistência.

Ex-governador do Rio Grande do Norte Dix-sept Rosado Maia

O ex-governador do governador Dix-sept Rosado era filho de casal de paraibanos, da catoleense Isaura Maia e do pombalense Jerônimo Ribeiro Rosado, este cultuado como o maior empreendedor da história de Mossoró, sendo nome de uma importante rua de Pombal, sua cidade natal.

Os pais da família numerada de Mossoró Jerônimo Rosado e Isaura Rosado

Antes de fixar residência em Mossoró, o farmacêutico Jerônimo Rosado teve uma passagem por Catolé do Rocha, onde casou com Maria Rosado Maia, conhecida por Sinhazinha, com quem teve três filhos: Jerônimo Rosado Filho, Laurentino Rosado Maia e Tércio Rosado Maia.

Igreja de São Sebastião, na cidade de Governador Dix-Sep Rosado, RN.

Três anos após o casal fixar residência em Mossoró, Dona Sinhazinha falece, vítima de tuberculose, e Jerônimo Rosado retorna a Catolé para sepultar sua esposa e contrai núpcias com uma irmã de Sinhazinha, chamada Isaura Maia, com quem teve mais 18 filhos, maior parte dos homens chamado “Jerônimo” e enumerados. Sendo que do terceiro até o décimo, a inspiração para os nomes era o latim. A partir do 11º, e só com a exceção do 12º filho, todos levaram nomes inspirados nos numerais franceses.

Túmulo onde se encontra sepultado o corpo do ex-governador do Rio Grande do Norte Dix-Sept Rosado, no cemitério São Sebastião, em Mossoró, RN.

Com Isaura, foram 11 homens e 7 mulheres. A maioria, dependendo do sexo, recebendo Jerônimo ou Isaura como primeiro nome.

Portanto, todos integrantes da tradicional e influente família Rosado de Mossoró, reconhecida pela inteligência e carisma, com destaque na política, negócios e nos meio sociais, tem como patriarca o farmacêutico Jerônimo Rosado, que foi imortalizado no livro "Jerônimo Rosado, uma ação brasileira na província de Mossoró - 1861/1930", de autoria do folclorista norteriograndense Luiz da Câmara Cascudo, pioneiro no estudo da cultura nordestina.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário