Seguidores

domingo, 2 de julho de 2017

CARTA DE ADVERTÊNCIA DE LAMPIÃO PARA VEREMUNDO SOARES.


Lampião escreveu uma carta para o Coronel Veremundo Soares, a fim de alertar sobre sua passagem pela região e, na mesma carta, acentua sua vontade de querer virar santo. 

Veremundo Soares

Abaixo transcrevemos a "correspondência" do Rei do Cangaço, capitão Virgulino Ferreira, endereçada ao Coronel Veremundo Soares, de Salgueiro- PE.


“O fim desta somente para saber, qual seu plano. Que após em minha passagem o senhor mandou uma força atrás de mim e mesmo pilheriou bastante de mim. Em outrora nós já fomos inimigos, porém para o presente eu pensava que nós éramos amigos, para mim eu era, mas para si me parece que o senhor era inimigo. Portanto eu lhe faço esta, para saber qual é o seu destino. Já mandei avisar ao Padre Cícero, que nesta minha diligência quem se alterou contra mim foi o município de Salgueiro, tenha muita cautela, eu não volte para o mesmo que eu era outrora. Eu bem que quero virar santo e fazer a felicidade para vocês mesma. Sem mais assunto. Capitão Virgulino Ferreira.”

O Coronel Veremundo Soares, o grande coronel de Salgueiro, realmente viria a se tornar um ferrenho inimigo de Lampião. Quando necessitava ir ao Recife, o já citado, fazia um percurso que tinha duas alternativas: Salgueiro, “via Juazeiro da Bahia e Salvador”, ou então, “descendo pelo São Francisco, via Penedo, ou via Salvador”, até chegar ao Recife. Esse tortuoso, complicado e custoso percurso tinha um único objetivo para o Coronel: “escapar do perigo de um encontro com Lampião, tornado o seu inimigo rancoroso”. Confirma-se, então, o cuidado de Veremundo em não encontrar o Rei do Cangaço.

Na época da grande perseguição ao Rei do Cangaço, movida pelo o governo de Estácio Coimbra, em 1926, o Coronel foi um dos expoentes e não pensou duas vezes em arregimentar seus homens junto às forças do governo contra Lampião.

Lampião pretendia invadir Salgueiro, a exemplo do que fizera com outras cidades sertanejas que ensaiaram resistência aos seus cangaceiros. Veremundo Soares resistiu. Não pela força, mas pela diplomacia e habilidade. Nas campanhas eleitorais, homens famosos vieram a Salgueiro na busca dos votos locais e na benquerença do Coronel. Agamenon Magalhães e Juscelino Kubitscheck foram dois deles. À pergunta de Juscelino, se votaria nele, o Coronel respondeu “se o PSD o escolher como candidato, pode contar com meu voto”. Foi esse homem, que morreu aos 94 anos, deixando uma cidade inteira, sua obra e sua vida e a dor de uma saudade. Foi assim, Veremundo Soares, um exemplo de liderança.

Fonte: PORTAL SG10

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1192754500836492&set=gm.1788894334756403&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário