Seguidores

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

MAIS DOIS BANDOLEIROS QUE SE ENTREGAM À POLICIA. “BOA VISTA” CULPA O PRÓPRIO PAE – TODOS DOIS TEM MULHER E FILHO.

Material do acervo do pesquisador do cangaço Geraldo Júnior

CIDADE DO SALVADOR, 9, (Succursal) – Escoltados por duas praças do destacamento de Geremoabo, chegaram a esta capital, pelo trem das 11 horas, de Sergipe mais dois ex-bandidos do grupo de Lampião e Corisco que, ante o desanimo era reinante nos meios do crime onde viviam, decidiram se entregar à policia.

São elles, os dois recém-chegados:

Delindo José Ferreira vulgo “Moita Brava” e Manoel Francisco dos Santos, também conhecido por “Boa Vista”. Vieram acompanhados de suas respectivas mulheres Sebastiana Rodrigues de Lima e Laura Alves de Barros.

TRANQUILOS E CONFIANTES

Abordado pelo repórter dos “Diários Associados”, na gare da via-férrea, “Moita Brava”, rodando no dedo um cacho de laranja e uma lâmpada electrica que trazia disse:

- Sou bahiano mesmo, de Várzea da Ema. Estive com Corisco seis meses, mas já tenho sete annos de cangaço... (Parecia falar sobre a profissão mais honrosa do mundo).

Por que entrei no cangaço? Promode um companheiro com quem tive uma arrelia. Elle me denunciou aos soldados e aos cangaceiros, e eu preferi fugir. Me entendi com “Azulão” meu primo. (Ele fala orgulhoso mais uma vez...) E foi Azulão quem me encaminhou no cangaço. Tenho 26 annos... minha mulher nasceu em 17...

ENTREGUES POR UM COITEIRO

“Boa Vista” também falou:

- A gente queria se entregar mesmo. Mas foi o Odilon quem levou a gente prá Geremoabo... Não sei o nome todo... Um tal Odilon, que era coiteiro... A gente queria se entregar à policia da Bahia porque ella é mais camarada com a gente...
Não sou bahiano não, Nasci em Alagoas... Minha mulher também. Eu tenho 22 anos e ella 19. Fiz parte do “Grupo de Moreno”. Estive com elle oito mezes. Faz dois annos que estou no cangaço. Fui obrigado por meu pae... A elle é que eu mais culpo. Elle era casado e tinha 18 filhos, filhos de minha mãe. Mas depois arranjou uma “fregueza”... Eu me damnei um dia e quis dar uma surra na “fregueza”. Elle se zangou e me denunciou à policia. Ahi eu fui preso.
Me açoitaram muito e até me ameaçaram de morte.
Mas depois eu fugi da prisão, Moreno está hoje no Ceará.
“Moita Brava” tem um filhinho menos que – diz elle – está em poder do dr. Manoel Candido.

A mulher de “Boa Vista”, também está esperando um filho.
Obs: O texto acompanha a ortografia da época.
Fonte: Diários Associados
Transcrição: Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/HistoriasdoCangaco/photos/a.435268929895318.1073741828.435240783231466/1427512854004249/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário