Seguidores

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

MORANDO NA ZONA RURAL DE CONCEIÇÃO AGRICULTOR É UM DOS MAIORES FERREIROS DA REGIÃO

Autor: Redação do Portal

Todos os dias o ferreiro recebe encomendas de comércios das cidades de Conceição e Bonito de Santa Fé.

Morando no sítio Lagoa Rasa, na região de Mata Grande, zona rural de Conceição, o agricultor Expedito Tomaz da Silva exerce uma profissão que há anos vem se tornando difícil de encontrar no Sertão Nordestino: ferreiro.

No espeço do alpendre ele reforma e fabrica tudo: do chocalho à roçadeira. Tudo é feito, a partir de um fole, que auxilia na ventilação para manter as brasas no ponto certo de esquentar as ferramentas. Além de consertar, Expedito fabrica tudo em um pequeno alpendre na sua própria residência.

Expedito Tomaz faz e conserta objetos de ferro martelando-os a mão sobre uma bigorna. Em primeiro lugar, o ferreiro aquece até ficar vermelho-brilhante, em uma forja que se mantém quente graças a um fole operado a mão. A seguir, o ferreiro pode dá forma e solda objetos, tais como gonzos, trancas, suportes de lareira, e ferramentas e utensílios de lavoura ou domésticos.

A profissão de ferreiro o agricultor começou logo cedo. E a coisa foi dando certo de tal forma, que ele não tem mais tempo de cuidar de outros serviços da propriedade. Atualmente, Expedito Tomaz trabalha com um filho, que também aprendeu a profissão logo cedo.

Assim que acorda o agricultor vai para a sua oficina, ascende o foto, movimenta firmemente o fole e o braseiro responde, iniciando o dia de trabalho do ferreiro. Desde os primeiros puxões no fole os trabalhos na oficina do ferreiro só param no ‘primeiros raios de sombra da noite’. Primeiro o ferreiro corta o material, depois martela o ‘material vermelho’ para conseguir o formato das ferramentas. Há muito encomenda de concerto, mas também de produtos fabricados pelo ferreiro.

À reportagem da VPNTV o ferreiro explicou que tudo é fabricado e vendido na sua própria residência. Segundo ele, muita gente leva as ferramentas para ele consertar. Mas, ele não para de fabricar as ferramentas, que são várias: foices, roçadeiras, enxadas, picaretas, entre outras. Todos os dias o ferreiro recebe encomendas de comércios das cidades de Conceição e Bonito de Santa Fé. 

Fonte: Redação do Portal Vale do Piancó Notícias

http://www.valedopianconoticias.com.br/noticias/exibir/morando-na-zona-rural-de-conceia-a-o-agricultor-a-um-dos-maiores-ferreiros-da-regia-o

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário