Seguidores

terça-feira, 5 de setembro de 2017

A BELA BELO MONTE

Clerisvaldo B. Chagas, 5 de setembro de 2017
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica 1.730

Quem procura um lugar pequeno, pitoresco e tranquilo para espantar o estresse, indicamos Belo Monte no Sertão do São Francisco, em Alagoas. A sua pequenez física, talvez, seja o encanto bucólico onde o tempo passa devagar. Como permanente sentinela do Velho Chico, era antes fazenda de gado. Nas viagens de D. Pedro II pelo Brasil, também passou o monarca pelas terras desse lugar ao subir de Penedo até a cachoeira de Paulo Afonso. Elevou a povoação à vila com o nome de Lagoa Funda, mas no próprio decreto – encantado com a beleza da paisagem – D. Pedro II mudou o topônimo para a poesia curta de Belo Monte.  Por situar-se num alto rochoso, praia não é o forte da cidade e sim o panorama amplo que se espraia pelo vale do rio São Francisco.

POVOADO BARRA DO IPANEMA.  Foto: (Clerisvaldo B. Chagas).
Não chegando aos dez mil habitantes, a cidade oferece uma culinária típica e a calma das suas ruas, passeios de canoas, barcos e lanchas, tendo a Igreja principal da cidade como edifício destaque com a formosa e antiga arquitetura. Em tempos de maior movimento destaca-se nos Carnavais, nas procissões de Bom Jesus dos Navegantes – que acontece nos dias 29 de dezembro a 01 de janeiro – e nas festas da padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho, em 2 de fevereiro. Belo Monte limita-se com Sergipe e os municípios de Pão de Açúcar, Jacaré dos Homens, Batalha e Traipu. À jusante da cidade encontra-se o povoado Barra do Ipanema com uma encantadora praia e o morro/ilha dos Prazeres com a igreja no topo de Nossa Senhora dos Prazeres, recentemente tombada pelo IPHAN a qual demos pequena parcela de contribuição. O lugar deu origem aos nossos livros: “Ipanema um Rio Macho” e “Barra do Ipanema; Um Povoado Alagoano”.
Vários lugares são oferecidos como passeios, inclusive a famigerada serra das Porteiras com 494 metros de altura. É nesse loca onde se encontra a foz do rio Ipanema depois de escorrer por 12 quilômetros no município, formar o mais belo trecho do seu curso com um canhão e corredeiras no povoado Telha, chamadas pelos santanenses de “Cachoeiras”.
Quem quiser chegar a Belo Monte por terra, infelizmente terá de enfrentar uma cabulosa estrada de barro a partir de Batalha, sua cidade recorrível vizinha. Belo Monte também faz parte da Bacia Leiteira do Médio Sertão de Alagoas.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário