Seguidores

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

OS PUNHAIS DOS CANGACEIROS


"Utilizado apenas como arma perfurante, posto não possuir fio em nenhum dos lados, mas apenas a ponta extremamente aguçada própria para sangrar animais em geral, inclusive homens, como atestam inúmeros registros de diversos autores. Tratamento especial e diferenciado sempre foi dedicado aos punhais, estes sim, motivo de orgulho e vaidade de seus proprietários.


Eram sempre carregados de forma ostensiva, transversalmente ao abdome que lhes servia de perfeita moldura, e sustentados pelo cinturão de balas.


A vaidade de cada um se manifestava neles de diversas maneiras: pelo material com que era produzida sua lâmina, a composição de sua empunhadura e sua bainha, o cuteleiro que o confeccionou, seu comprimento e a habilidade que cada um possuía ao manejá-lo. Material para as lâminas era quase sempre importado: espadas quebradas, ferramentas agrícolas e especialmente pedaços de trilhos de ferrovias e do sistema de vagonetes utilizados na indústria açucareira. A forja e montagem desses punhais eram feitas em locais denominados tendas, que nada mais eram que rústicas cutelarias bastante disseminadas pelo Nordeste, em especial nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, onde a movimentação de cangaceiros era intensa." 

(Blog LAMPIÃO ACESO do amigo Kiko Monteiro)

Abaixo temos um pequeno trecho PUNHAIS DOS CANGACEIROS do documentário completo posto no YOUTUBE chamado LAMPIÃO E ESTÉTICA DO CANGAÇO.

Clique aqui para ver o documentário completo


https://www.facebook.com/search/top/?q=raul%20meneleu%20mascarenhas&ref=eyJzaWQiOiIwLjM5NjQ4MjA1NzA0Mjc3NTE3IiwicXMiOiJKVFZDSlRJeWNtRjFiQ1V5TUcxbGJtVnNaWFVsTWpCdFlYTmpZWEpsYm1oaGN5VXlNaVUxUkEiLCJndiI6ImJlZTA5ZjkzZmE3MzJjZmE1OWExY2I2ZDlmNDUwZDM4OTI0MjRlNDkiLCJlbnRfaWRzIjpbMTAwMDAxNzMzMzE2NTY5XX0

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário