Seguidores

terça-feira, 12 de setembro de 2017

UM BLOG BEM CONCEITUADO

Por José Mendes Pereira
Adinalzir Pereira Lamego

Você que é amante da cultura brasileira, e que vive na Internet pesquisando sobre ela, faça uma visitinha ao blog "Saiba História" - http://saibahistoria.blogspot.com, do nosso ilustre carioca professor Adinalzir Pereira Lamego, pois no seu blog são postados os maiores acontecimentos no Brasil, principalmente sobre D. Pedro I e D. Pedro II.

Ele aguarda a sua visita e agradece com orgulho. Comente também, no final da página tem o quadro de comentários para você escrever sobre o texto publicado que você o leu.

As histórias publicadas no blog "Saiba História" são boas, e que você já as ouviu falar, mas que não sabe de tudo.

https://saibahistoria.blogspot.com.br/

Dom Pedro II e a esposa Tereza Cristina de Bourdon Duas Sicílias em 1886 época de suas visitas à Ponte Nova-MG.

"NOTA: TEREZA CRISTINA FALECEU AOS 67 ANOS, OU SEJA: TRÊS ANOS, APÓS A SUA VISITA Á PONTE NOVA.

Teresa Cristina nasceu em Nápoles, Itália, em 14 de março de 1822, e faleceu de depressão, em Portugal, na cidade do Porto em 28 de dezembro de 1889, apelidada de "Mãe dos Brasileiros" e "Santa dos Imigrantes Italianos", foi a esposa do imperador D. Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1843 até a abolição da monarquia em 15 de novembro de 1889. 

Nascida como uma princesa do Reino das Duas Sicílias, era filha do rei Francisco I, pertencente ao ramo italiano da Casa de Bourbon e Conti, fidalgos da atual cidade de Luca Gioviano, e sua esposa a infanta Maria Isabel da Espanha.

Ela se casou por procuração com Pedro II em 1843. 

As expectativas de seu marido eram altas devido a um retrato que lhe havia sido presenteado em que Teresa Cristina era mostrada como uma beleza idealizada, porém ele ficou insatisfeito com aparência simples da noiva ao encontrá-la pela primeira vez. 

A relação do casal melhorou com os anos apesar do começo frio, principalmente por causa da paciência, bondade, generosidade e simplicidade de Teresa Cristina. 

Essas características também lhe ajudaram a ganhar os corações dos brasileiros e dos primeiros imigrantes no Brasil aportados, com sua distância de controvérsias políticas lhe protegendo de críticas. 

Ela também patrocinou estudos arqueológicos na Itália e ajudou na imigração italiana para o Brasil, doando terras e dinheiro a estes imigrantes.

O casamento de Teresa Cristina e Pedro nunca se tornou uma paixão romântica, porém um laço se desenvolveu baseado na família, respeito mútuo e afeto. 

A imperatriz era uma esposa obediente, sempre apoiou fielmente as posições do imperador e nunca demonstrou suas próprias opiniões em público. 

Ela manteve-se em silêncio na questão das supostas relações extra-conjugais do marido – incluindo um caso com a aia de suas filhas. 

Em troca, era tratada com enorme respeito e sua posição na corte e em casa sempre esteve assegurada. 

Dos quatro filhos que Teresa Cristina e Pedro tiveram, dois meninos morreram na infância e uma filha morreu de febre tifoide aos 24 anos.

família imperial brasileira foi exilada em 1889 depois de um golpe de estado republicano organizado por oficiais militares (Marechal Deodoro da Fonseca e seu Bando)".

http://marcodomenici.blogspot.com.br/2015/12/a-visita-de-dom-pedro-ii-ponte-nova-em.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário