Seguidores

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

SESSÃO SOLENE DA CÂMARA DE VEREADORES DE MOSSORÓ, EM HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA INCLUSÃO DO NOME DA PROFESSORA CELINA GUIMARÃES VIANA NA LISTA DE ELEITORES.

Por Benedito Vasconcelos Mendes
Benedito Vasconcelos: Da direita para a esquerda: Acadêmica Helenita Castro, Escritora Susana Goretti, Prof. Benedito Vasconcelos Mendes ( Pres. Da SBEC, ICOP e Curador do Museu do Sertão ), Advogado Wellington Barreto ( Pres. Da ACJUS ), Dr. Élder Heronildes ( Pres. da AMOL ) e o Prof. Wilson Bezerra.


No do 25 de novembro de 1927, portanto há 90 anos, o Juiz de Direito da Comarca de Mossoró, Dr. Israel Ferreira Nunes deu parecer favorável à petição da professora Celina Guimarães Viana para ter o direito de votar e ser votada. 


O Advogado e professor Elyseu de Oliveira Viana, esposo de Celina, há tempo vinha acompanhando a luta do Senador Juvenal Lamartine de Faria em prol do voto feminino, que inclusive sensibilizou o Governador à época, José Augusto de Medeiros e o Deputado Estadual  Adauto Câmara, para esta nobre causa do voto feminino. No dia 25 de outubro de 1927 foi aprovada a Lei 660, de autoria do mossoroense, Deputado Adauto Câmara, que emendava o Art. 77 da Constituição Estadual, para permitir o voto feminino. 

O Prof. Benedito  Vasconcelos Mendes, por solicitação da Presidente da Câmara, Vereadora Izabel Montenegro, entregando um título de Cidadã Mossoroense.

Um mês depois da aprovação desta lei (no dia 25-11-1927), a Professora Celina solicitou à justiça, o direto de votar e de ser incluída na lista dos eleitores para a próxima eleição. Este fato teve repercussão mundial, pois pela primeira vez no Brasil e em toda a América Latina, uma mulher estava legalmente apta à votar. Ela votou pela primeira vez, na cidade de Mossoró, no dia 5 de abril de 1928.

https://www.facebook.com/benedito.vasconcelosmendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário