Seguidores

sábado, 27 de janeiro de 2018

DULCE MENEZES DOS SANTOS – A ÚLTIMA CANGACEIRA DO BANDO DE LAMPIÃO... AINDA VIVA.


Por Geraldo Júnior

Dulce Menezes dos Santos a última cangaceira do bando de Lampião e por sua vez a última sobrevivente de Angico. Lúcida e saudável aos 94 anos de vida.

Dulce entrou para o cangaço contra sua vontade após ter sido levada pelo cangaceiro Criança III (Vitor Rodrigues Lima / João Alves da Silva) também conhecido como Velho João. Após o cangaço Dulce abandonou o cangaceiro Criança III com quem convivia contra sua vontade e reconstruiu sua vida ao seu modo e de acordo com a vontade de seu coração.

Atualmente Dulce Menezes é a última testemunha ocular do episódio que envolveu a morte de Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros e do início da derrocada do cangaço. Apesar de ter passado pouco tempo na lida cangaceira, algo em torno de seis a sete meses, hoje é uma “peça” importante da história brasileira por ser a última remanescente viva pertencente ao cangaço lampiônico.

Em breve estará sendo lançado um livro de autoria de Tião Ruas (Genro de Dulce) em que trará além da biografia da ex-cangaceira do bando de Lampião, novos fatos e elementos ainda desconhecidos da grande maioria dos estudiosos do assunto.

Tive a oportunidade e a grata satisfação de conhecê-la pessoalmente e de certa forma se sentir um pouco mais próximo da história que tanto tenho perseguido e estudado ao longo de minha vida.

Vida longa guerreira das caatingas.
Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=895188843978346&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário