Seguidores

sábado, 17 de fevereiro de 2018

UMA TRAGÉDIA COM COCOTA SERESTEIRO DE MOSSORÓ, IRMÃO DOS COMPONENTES DO TRIO MOSSORÓ

Por José Mendes Pereira
Cocota irmão dos componentes do antigo Trio de Mossoró -http://blogdomendesemendes.blogspot.com/…/cocota-o-maior-se…

Se falarmos apenas Francisco de Almeida Lopes até os mossoroenses não lembrarão deste jovem, mas se dissermos "Cocota" como era carinhosamente alcunhado em sua terra natal todos recordarão, mesmo que não tenham o conhecido pessoalmente.

"Cocota" era irmão dos componentes do antigo “Trio Mossoró”: Oseas de Almeida Lopes atualmente com o nome artístico de “Carlos André”, este foi o fundador do Trio que logo se tornou famoso em todo Território Nacional do Brasil.


Ainda o João Mossoró (atualmente canta solo), que foi apelidado de “Cibito” pelo rei do baião Luiz Gonzaga, segundo informação do pesquisador do cangaço e gonzagueano Kydelmir Dantas e o próprio João Mossoró, quando em uma visita à minha humilde casinhola em 2012, acompanhados do Carlos André. Além da cantora solo Hermelinda Lopes, que era vocalista do Trio Mossoró, e continua fazendo sucesso por onde faz shows.

"Cocota" era seresteiro de primeira categoria e conduzia consigo admirável popularidade. Nasceu na cidade de Santa Luzia, e era filho do senhor Messias Lopes de Macedo e da dona Joana Almeida Lopes.

Uma jovem que era empregada doméstica dos seus pais tinha uma paixão louca pelo seresteiro. O mais interessante, a jovem tinha um irmão ainda criança, e que certo dia fez com que o "Cocota" o castigasse, e a agressão do "Cocota" fez com que a criança saísse em choro, prometendo-lhe que quando crescesse, iria matá-lo.

Anos após, quando os irmãos formaram o "Trio Mossoró" "Cocota" não fazia parte do grupo, mas no auge do sucesso e já morando no Rio de Janeiro, os irmãos resolveram levá-lo para tentar "carreira solo", com o apoio do “Trio Mossoró”, segundo me disse o próprio Carlos André.

 Componente do antigo Trio Mossoró: João Mossoró canta solo, Hermelinda Lopes canta solo e Carlos André também canta solo -
http://www.canalareiabranca.com.br/…/cache-de-400-reais-agr…;

Não se sabe se o que acontecera contra o "Cocota" tenha sido causado pela paixão da jovem, mas tudo indica que sim, já que ele estava de viagem pronta para juntar-se aos irmãos, que já brilhavam no mundo artístico. Sabendo que tão cedo ele não voltaria à Mossoró, sua terra natal, é provável que ela tenha sido a idealizadora de um plano triste e doloroso.

Já que o "Cocota" viajaria para a “cidade maravilhosa” a jovem o convidou para fazer uma festinha em sua residência, onde lá, ele cantaria as mais belas músicas que faziam sucessos na época. Como ele era um jovem conhecido na cidade, amigo de muitos, não negou a sua solicitação, dando-lhe a palavra que à noite estaria presente em sua residência.

"Cocota" era um jovem que não dispensava um bom gole, e nessa noite, bebeu vários goles a mais, chegando a ficar totalmente embriagado. É claro que a jovem sentindo a perda da sua paixão, e talvez, não se sabe, premeditou o crime, tenha lhe dado ainda uns goles a mais.

Já muito embriagado ela o convidou para deitar-se, prometendo-lhe que no dia seguinte o levaria para casa dos seus pais. "Cocota" concorda e caminha para o quarto, onde lá se deita. Mas o seresteiro não imaginava que a sua viagem e carreira artística estariam prestes a serem encerradas, e por má sorte ou coisa arquitetada, o "Cocota" estava marcado para morrer.

https://www.youtube.com/watch?v=UknCfuhgU1Y - Praça do seresteiro atualmente é um desprezo geral. Você ver uma parede pintada de azul, era a casa do antigo "Trio Mossoró". Segundo Carlos André me disse que tem um projeto para recuperar esta praça. 

E na noite do dia 12 de fevereiro de 1962, a criança que "Cocota" açoitara, que agora já era um jovem, chegou ao local da festa. Apoderado de uma tesoura o rapaz começou a furar-lhe. Foram 38 perfurações.

"Cocota" tentou escapulir pela porta da cozinha, mas como o muro da casa da jovem era cheio de cacos de vidro, não teve sucesso, e por mais que ele tentou subir, não conseguiu se livrar da morte, caindo logo em seguida.

"Cocota" tentou se livrar da morte, fez tantos esforços para viver, no intuito de apresentar a sua invejada profissão aos brasileiros, principalmente aos seus conterrâneos mossoroenses. Mas, infelizmente, não conseguiu, calando assim e acabando com os sonhos daquele que foi o maior seresteiro da nossa cidade Mossoró.

Seu Messias e Dona Joana Lopes tiveram o desprazer de ver o seu ente querido morto, com o corpo e os punhos banhados em sangue, saindo pelas perfurações feitas pela maldita tesoura e pelos cortes dos vidros.
Os donos do poder, desde então, nada fizeram de maior importância para homenageá-lo. Mas seus irmãos ainda não perderam as esperanças, que esse dia venha acontecer, que na Praça dos Seresteiros, seja colocado o seu busto, talhado em bronze, para apresentar às futuras gerações, que ele foi o maior seresteiro de todos os tempos em Mossoró.

Uma informação necessária aos leitores: O Trio Mossoró está apenas adormecido, e que, os componentes deixaram de gravar como “Trio Mossoró” porque cada um deles canta solo, mas, vez por outra, eles se reúnem e fazem shows cantando as músicas do Trio Mossoró.

Minhas Simples Histórias
Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro.

Se você não gostou da minha historinha não diga a ninguém, deixa-me pegar outro. Mas se gostou, diga aos seus amigos para que eles a conheçam também.

ALERTA AO LEITOR E LEITORA!
Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão. Você pode não conduzir arma, mas o outro, quem sabe! Carregará consigo uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário