Seguidores

quarta-feira, 27 de junho de 2018

GUILHERME MACHADO DESCOBRE NA BAHIA HOMEM QUE CONHECEU LAMPIÃO


Por Guilherme Machado

Encontrei na Bahia: Um bate papo com o Senhor Emídio Barbosa de Melo. Um difusor da história do homem sertanejo, seu Emídio nasceu na cidade de Carira Sergipe no dia 4 de outubro de 1930 aos 88 anos de idade seu Emídio já rodou por quase todos os rincões deste Brasil sofrido. 


Em 1935 aos 5 anos de idade seu Emídio foi morar na fazenda horizonte do Coronel João Maria de Carvalho onde seu pai era vaqueiro! Onde menino Emídio conheceu Lampião e sua cabroeira arranchados na fazenda do Coronel João Maria. 


Ainda com muita lucidez seu Emídio me falou que sentia arrepios horripilantes quando ouvia conversas dos Cangaceiros quando embriagados disse-me que uma vez teve que andar na garupa do cavalo do Cangaceiro Arvoredo para fazer uma visita a uma tia sua que morava em um povoado por nome lagoa dos porcos 3 léguas da cidade de Serra Negra. 

Seu Emídio ao completar 18 anos teve problemas com um Jagunço da fazenda vizinha de propriedade do Coronel João Sá, o tal jagunço se chamava Pedro Grande e era pistoleiro de aluguel do coronel João Sá...



Seu Emídio saiu da Bahia em 1958 foi morar no norte do Paraná na cidade de Paranavaí com ele levou a filha de um fazendeiro e a moça era descendente do poderoso Amâncio Pereira gente de posse da região de Santo Antônio da Glória Bahia. Labutou por muitos anos na labuta da colheita do café em todo o norte do Paraná. Teve em cidades como Londrina, Cambé, Rolândia, Astorga, Nova Esperança, Santa Fé e Marigá. Teve 7 filhos 5 homens e duas mulheres. 

Atualmente o seu Emídio mora no povoado chamado Serrote no Município de Glória vive com uma outra mulher, e se diz muito feliz apesar de ter perdido a visão e está totalmente cego. Mais um poço de gentileza e sabedoria. Não larga o seu rádio de pilha por nada deste mundo! Me falou que conhece o mundo todo pelas ondas do rádio. Obrigado ao seu Emídio pelo o aprendizado que tive com o nosso bate papo e que nosso bom Deus e Santa Luzia lhes abençoe!!!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1564121303691789&set=a.420488464721751.1073741899.100002818033461&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário