Seguidores

sexta-feira, 29 de junho de 2018

PERSONAGENS SARGENTO DE LUZ, O MATADOR DO CANGACEIROJURITY

Por Rubens Antonio

A localização de imagens relacionadas ao cangaço é relativamente fácil. Mais difícil é a disposição de imagens em qualidade melhor, incluindo-se nitidez e resolução. O caminho é ainda mais pedregoso quando buscamos uma fotografia que mostre uma personagem determinada.


Uma delas é a do sargento De Luz.

Conforme Alcino Alves Costa, seu verdadeiro nome era Amâncio Ferreira da Silva, um pernambucano, nascido em 1905, que, passando ao Estado de Sergipe, acabou, neste Estado, integrando a sua polícia. Seu maior feito lembrado relaciona-o ao cangaceiro Jurity.


 Jurity em tempo de cangaço 
Pós-Cangaço, já como o cidadão Manoel Pereira de Azevedo. (imagem obtida por Rubens Antonio em suas pesquisas nos arquivos baianos)

Localizando-o, o sargento De Luz, ironizou.
"- Não sabia que era tão fácil pegar um jurity!"

Apesar da exibição de documentação comprovando ser uma pessoa quite com a Justiça, valendo-se do mesmo estar desarmado, enquanto estava acompanhado de praças armados, não só lhe deu ordem de prisão. Em um dos atos mais covardes, em tempos já pós-cangaço, foi conduzido a lugar ermo onde executou-o, atirando-o vivo em uma fogueira.

A única imagem, até agora, reconhecida, era aquela obtida por Alcino Alves Costa:


Porém, a reobservação e reestudo de material disponível pode conduzir a revelações. A foto abaixo, publicada no "A Noite Ilustrada" de 08 de novembro de 1938, mostra a entrega do subgrupo comandando pelo cangaceiro Pancada.


Em sua legenda uma identificação reveladora.


Eis, enfim, uma imagem em melhor qualidade e menos alegórica do temível Sgtº De Luz, uniformizado e aparatado, em um evento relacionado ao fim do Cangaço.


Conforme Alcino Alves Costa, De Luz foi executado em uma tocaia encomendada por seu sogro, em 1952.

Pescado no essencial  Cangaço na Bahia


Já eu pesquei no blog Lampião Aceso do pesquisador do cangaço Kiko Monteiro

http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/Sargento%20De%20Luz

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário