“RESOLUTÓRIOS DO PRESIDENTE DA ASCRIM Nº 01”
(*“OS OLHOS DO DONO É QUE ENGORDAM BOI”)
O ADÁGIO POPULAR “OS OLHOS DO DONO É QUE ENGORDAM BOI”, TRADUZ A NOÇÃO DE QUE NINGUÉM MELHOR QUE O PRÓPRIO DONO DE UM PATRIMÔNIO PARA CUIDAR DELE. ESSA PRÁTICA, POR SINAL, ESTÁ DELINEADA NOS OBJETIVOS SOCIAIS DA ASCRIM “buscando o aprimoramento de metas em prol dos associados, sem descuidar do ‘caráter geral’ predominantemente Educacional, Cultural e Literário”.
É DE BOM GOSTO, RECORDAR QUE O PRINCÍPIO(O PRIMEIRO) ESTATUTÁRIO “APRIMORAMENTO DE METAS EM PROL DOS ASSOCIADOS”, TEM UMA DEPENDÊNCIA VINCULANTE DE OUTRO PRINCÍPIO(O SEGUNDO)ESTATUTÁRIO: “Poderão usufruir dos seguintes direitos associativos, os associados regulares, em dia com suas obrigações estatutárias...”
MELHOR ESCLARECENDO: PARA QUE O PRIMEIRO PRINCÍPIO FUNCIONE, O SEGUNDO TEM QUE PROSPERAR!
DISCERNIMOS QUE OS ACADÊMICOS DA ASCRIM, ENQUANTO CORPO SOCIAL. RELATIVAMENTE ADMINISTRAM, FUNCIONALMENTE, EM SUAS RESPECTIVAS COMPETÊNCIAS, --NOS LIMITES DE SUAS ALÇADAS--, OS OBJETIVOS SOCIAIS, OS RECURSOS ESPECÍFICOS QUE VÃO APOIAR, BANCAR E SUPERVISONAR, REPERCUTINDO, POSITIVAMENTE NAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E CULTURAIS DA ASCRIM.
NESSE DIAPASÃO, CONSIDERAMOS QUE SEM A PARTICIPAÇÃO DO CORPO SOCIAL, USUFRUINDO DOS SEUS DIREITOS(uso do vestuário e acessórios da ASCRIM; receber apoio, estímulo, incentivo e proteção em defesa de suas produções literárias; participar das assembleias, votar e ser votado; participar de eventos culturais promovidos ou não pela ASCRIM ou por entidades congêneres, desde que autorizado pra representar a ASCRIM; ascender para categoria de titular da academia dos escritores mossoroenses; ser indicado ou nomeado, como membro para integrar como participantes e/ou representante legal da ASCRIM em congressos, simpósios e conferências; ter seu nome homologado pela ASCRIM para cargos e funções internas e externas; etc. etc. etc.)
EVIDENTE NÃO TEMOS PATRIMÔNIO SÓLIDO, NEM PODEMOS DAR-NOS A ESSE LUXO, PORQUANTO SOMOS UMA ENTIDADE JURÍDICA PRIVADA DE CARÁTER CULTURAL, SEM FINS LUCRATIVOS. ESCLAREÇA-SE QUE NOSSO CORPO SOCIAL É O NOSSO PATRIMÔNIO MAIOR NESSA PERSPECTIVA, E, NA MESMA SINTONIA, CONSTITUI ÚNICO MANTENEDOR ÍNTIMO, PERMANENTE PRÓXIMO DA ASCRIM, RESERVADAS AS PROPORÇÕES, ATRAVÉS DOS PAGAMENTOS DE ANUIDADES (DEVER DE CADA ACADÊMICO), QUE REFORÇA, REAFIRMARMOS, A EXPRESSÃO: “OS OLHOS DO DONO É QUE ENGORDAM BOI”
POR OUTRO LADO, EVIDENTE, “OLHAMOS” QUE CONTRIBUIÇÕES E DOAÇÕES DE TODAS FORMAS SÃO BENVINDAS, POIS AJUDAM NA MELHORIA FINANCEIRA DA ASCRIM, CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA HONRAR COERENTES COMPROMISSOS, JUNTO AOS PRESTADORES DE SERVIÇOS, RELACIONADOS COM NOSSAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS E CULTURAIS.
REFLITA-SE SOBRE OS DESAFIOS, PRINCIPALMENTE OS FINANCEIROS, QUE ENFRENTAMOS, ALEM DE MUITOS OUTROS NÃO MENOS IMPORTANTES, PARA ENTENDER QUE, ENTRE ARREFECER O ENTUSIASMO E TRANSFORMÁ-LO EM UTOPIA, O PRESIDENTE RESISTE, SUPERANDO OS LIMITES DA SUA FORÇA. NÃO VERGA, PERSISTE NA CONVICTA ESPERANÇA DE QUE OS ACADÊMICOS, CERTAMENTE, APORTAM EM COESÃO PARA AJUDÁ-LO NA MISSÃO DE SEMPRE DEFENDER E SOERGUER A ASCRIM.
ASSIM, “OS OLHOS DO DONO É QUE ENGORDAM BOI” SÃO OS OLHOS DOS ACADÊMICOS DA ASCRIM. TEMOS CERTEZA QUE ESSES, EM HARMONIA UFÂNICA, CONSCIENTES DO PAPEL MANTENEDOR, O EXERCEM, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, FOCANDO A PRESERVAÇÃO DA EXISTENCIA SAUDÁVEL DA ASCRIM.
........................(C O N T I N U A)............................ .
SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS
FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
- PRESIDENTE DA ASCRIM -
Enviado por asescritm @hotmail.com
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário