Seguidores

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

30 ANOS DE Fundação da AMOL


Por Benedito Vasconcelos Mendes

Ao Longo de minha vida Profissional idealizei e ajudei um CRIAR Três Instituições Culturais nenhum Estado do Rio Grande do Norte. No dia 12 de outubro de 1970 (Dia do Engenheiro Agrónomo), idealizei e FUNDEI um grito - Sociedade Cultural e Recreativa dos Engenheiros Agrónomos de Mossoró. No dia 20 de junho de 1988, idealizei e criei um ANOCI - Academia Norte-rio-grandense de Ciências. No dia 25 de setembro de 1988 (Dia do Aniversário de Vingt-Un Rosado), idealizei e ajudei a Fundar um AMOL - Academia Mossoroense de Letras. Nestas Três Entidades, Por Ocasião em that Fortalezas da UE em Assembleias Gerais de SUAS Fundações, indiquei o Nome de Vingt-Un eleito para ser, Aclamação POR, PARA O cargo de presidente de Cada UMA das Três Instituições, QUANDO ELAS estavam Sendo criadas. 



No final, de junho, apos a Criação da ANOCI, sugeri Ao Dr. Vingt-Un Rosado, POR ELE Já Ser escritor consagrado, that ELE criasse um AMOL, mas ELE preferiu nomear Uma COMISSÃO para Fundar uma academia referida de letras. Um foi ELE COMISSÃO constítuida POR (Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia), MIM POR (Benedito Vasconcelos Mendes), POR Paulo Medeiros Gastão e POR Raimundo Soares de Brito. Durante OS Trabalhos de Organização da AMOL, AO SE Aproximar o Aniversário de 68 Anos de Vingt-Un, eu Propus AOS demais Membros da referida COMISSÃO, that marcássemos o Dia do Aniversário de Vingt-Un (25 de setembro) para a Criação da nova academia. Quería homenageá-lo Criando um AMOL nenhum dia fazer Seu Natalício e ASSIM foi Feito. Todas como reunioes preparatorias ea Assembleia Geral de Fundação da nova academia de letras were realizadas na sede da ANOCI, localizada na Antiga ESAM-Escola Superior de Agricultura de Mossoró, Hoje Universidade Federal Rural do Semiárido. Na Sessão Solene de Instalação da AMOL, estavam PRESENTES o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Enélio Lima Petrovich, o Presidente do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, o Élder Heronildes da Silva, o Prefeito Municipal de Mossoró, Jerônimo Dix- Huit Rosado Maia, OS Sócios escolhidos Pela Comissão Organizadora para Integrar um recém Criada academia e Outros Convidados. 

A Ata da Assembleia Geral de Fundação da AMOL foi assinada cabelo Secretário Ad Hoc da CITADA solenidade, Sebastião Vasconcelos dos Santos (eleito Nesta Assembleia Geral Segundo Secretário). Durante OS Primeiros ano de Funcionamento da Entidade, como reunioes realizadas Eram na ESAM, pois este Estabelecimento universitário ficou Sendo o silogeu da ANOCI e da AMOL. A Primeira Diretoria Executiva da Academia Mossoroense de Letras foi eleita POR Aclamação, Tendo o Prof. Vingt-Un Rosado Como Presidente e Eu Como Primeiro Secretário. Tambem were eleitos, Aclamação POR, Membros OS fazer Conselho Consultivo, OS Patronos e Os Sócios Fundadores. Os Estatutos, previamente redigidos por Mim e Distribuídos com OS PRESENTES, were Aprovados POR unanimidade Pela Assembleia Geral de Fundação Desta Academia. Apos uma Sessão magna de Instalação da nova Instituição, Por Ocasião fazer coquetel de confraternização, era unânime o otimismo Que todos OS PRESENTES depositavam na recém Criada Instituição, Como Entidade that Iria culturais alavancar um Mossoroense cultura. A confirmada foi Previsão, pois, Nestes 30 ano de existencia, foi grande a Contribuição dada Pela AMOL para o Desenvolvimento de cultural Nossa Cidade. E Importante frisar that, Durante a existencia sua, uma AMOL Teve APENAS Três Presidentes: Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia, Raimundo Soares de Brito e Élder Heronildes da Silva. O historiador Raimundo Soares de Brito, Quando exercia o cargo de Presidente da AMOL, escreveu hum excelente Livro sobre esta Instituição, não relata qua, de Maneira detalhada, uma História de SUA Fundação e apresenta Dados curriculares dos Patronos e dos Sócios Fundadores. 

Enviado pelo autor

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário