Seguidores

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

LAMPIÃO EM JUAZEIRO DO NORTE / CEARÁ.


Por Geraldo Antônio De Souza Júnior

Fotografia da Família Ferreira registrada na cidade de Juazeiro do Norte/CE em março de 1926. 

Fotografia registrada pelo fotógrafo Lauro Cabral em março de 1926 na ocasião em que Lampião esteve em Juazeiro do Norte/CE a convite do deputado Floro bartolomeu, braço político e armado do Padre Cicero Romão Batista, para ingressar nos Batalhões Patrióticos formados para dar combate à Coluna de revoltosos militares liderados por Luiz Carlos Prestes e Miguel Costa. Coluna Prestes.

Lampião recebe a polêmica patente de "Capitão" dos Batalhões Patrióticos e segue com seus homens no encalço da Coluna, porém ao chegar no estado de Pernambuco seus antigos inimigos não reconheceram a sua patente de Capitão e o receberam ao velho e bom estilo... ou seja... na bala. Devido ao não reconhecimento de sua "autoridade" por parte de seus inimigos, Lampião decide abandonar a legalidade e retorna, dessa vez fortemente armado e com todas as forças, para o cangaço.

No dia 26 de novembro desse mesmo ano Lampião e seu bando derrotariam uma numerosa Força Policial Volante pernambucana na Serra Grande (Serra Talhada / Flores / Calumbi) e logo em seguida enviaria ao Governador de Pernambuco uma carta desafiadora propondo a divisão do estado.

A ousadia de Lampião provocou a ira das autoridades e fez com quê fosse intensificada a sua "caçada" por parte das policias. A intensa e incessante perseguição policial dizimou parte do bando cangaceiro e forçou Lampião a deixar o estado de Pernambuco e atravessar no mês de agosto de 1928 para o estado da Bahia, onde adentrou com um reduzido número de homens.

Anexada a essa matéria está uma fotografia da família "Ferreira" tirada em março de 1926 em Juazeiro do Norte/CE.

Vamos as identificações.

Em pé da esquerda para a direita:

1 - Zé Paulo (Primo)
2 - Venâncio Ferreira (Tio)
3 - Sebastião Paulo (Primo)
4 - Ezequiel Ferreira 
5 - João Ferreira
6 - Pedro Queiroz (Esposo de D. Mocinha)
7 - Francisco Paulo (Primo
8 - Virgínio Fortunato da Silva (Casado com Angélica Ferreira)
9 - Zé Dandão (Agregado da família)

Sentados da esquerda para a direita:

10 - Antônio Ferreira (Irmão de Lampião)
11 - Anália Ferreira (Irmã de Lampião)
12 - Joaninha casada com João Ferreira irmão de Lampião.
13 - Dona Mocinha (Maria Ferreira) irmã de Lampião
14 - Angélica Ferreira irmã de Lampião (Companheira de Virgínio Fortunato)
15 - Lampião (Virgulino Ferreira da Silva)

Entre os nove irmãos de Lampião dois estão ausentes nessa fotografia, são eles: Levino Ferreira da Silva, morto no ano de 1925 durante um confronto entre o bando de Lampião e as Volantes comandadas pelos Sargentos paraibanos José Guedes e Cícero Oliveira, que posteriormente durante o confronto tiveram auxílio dos pernambucanos e Virtuosa Ferreira da Silva.

https://cangacologia.blogspot.com/2018/09/lampiao-em-juazeiro-do-norte-ceara.html

http://bogdomendesemendes.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário