Seguidores

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

ANTONIO FERREIRA É IRMÃO DE LAMPIÃO POR PARTE DE PAI E MÃE?


Por José Mendes Pereira
Lampião e Antonio Ferreira - Se o leitor observar bem direitinho a foto abaixo nota que eles dois se parecem muito, muito embora existe esta dúvida, que eles são irmãos apenas por parte de mãe.

Durante muitos anos estudiosos e pesquisadores do cangaço acreditavam que Antonio Ferreira da Silva não era filho de José Ferreira da Silva o pai de Virgulino Ferreira, o Lampião, pois quando ele fez matrimônio com dona Maria Sulena da Purificação (Maria Lopes), ela já estava grávida de um senhor de nome Venâncio, que era um dos proprietários de onde ela morava.

Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão autor do livro "LAMPIÃO A RAPOSA DAS CAATINGAS" (na página 71), um trabalho que durou 11 anos, diz que o cangaceiro Antonio Ferreira da Silva era mesmo irmão por parte de pai e mãe dos demais Ferreiras.

Como o escritor José Bezerra Lima Irmão chegou a esta conclusão tão importante para os estudiosos do cangaço?

Pela contagem do dia, mês e ano que aconteceu o casamento dos pais de Lampião, comprova o escritor através de certidão em mãos do casal - o nascimento de Antonio Ferreira com a contagem de meses, ficou comprovado que Antonio é mesmo filho de José Ferreira da Silva, e não do Venâncio, conforme informado por alguns escritores. Assim sendo, o Antonio Ferreira da Silva é o primeiro filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena da Purificação ou Maria Lopes. 

Poderá até ter acontecido uma mexida na sua honra feita pelo tal Venâncio, mas que não deixou ninguém gerado em seu útero.

Lampião teve 10 irmãos e na sequência são os seguintes:

1 - Antonio Ferreira, 
2 - Livino Ferreira, 
3 - Virgolino Ferreira da Silva responsável pela decadência da família Ferreira,
4 - Virtuosa Ferreira,
5 - João Ferreira, 
6 - Angélica Ferreira, 
7 - Ezequiel Ferreira, 
8 - Maria Ferreira (dona Mocinha) e
9 - Anália Ferreira.


Além destes 8 irmãos de Lampião que aparecem nesta lista ainda tinham duas que faleceram pequenas, e segundo o escritor José Sabino Bassetti diz que uma delas com o nome de Maria do Socorro foi vítima de chamas de lamparina. Foi socorrida e tratada, mas infelizmente, dias depois ela veio a óbito.

O escritor não informa qual seria a sequência de nascimento destas meninas dos filhos do casal José Ferreira e dona Maria Lopes, isto é, se era a quarta, quinta, sexta filha etc.

Adquira este livro com o professor Pereira lá de Cajazeiras no Estado da Paraíba através deste e-mail: franpelima@bo.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário