Seguidores

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

O BANDO DE LAMPIÃO FOGE, A UM CÊRCO DE 300 HOMENS EM LAVRAS

Do livro O Cangaço na Imprensa Mossoroense.

Um telegrama de Fortaleza para esta cidade, de 2 deste, diz que:

Lampeão mais vez escapou de um cêrco das forças civis commndadas pelo fazendeiro Cel. Raymundo Augusto, chefe de Lavras, que despunha de cerca de 300 homens bem armados, assegurando que dessa vez que os bandidos não escapariam.

Dizia mais que, segundo os últimos telegrammas para os jornaes d'ali, constou que Lampeão contava sempre em toda parte com escandalosa proteção, visto como passou no município de léo(?) sem munição e sem cavallos, chegando em Lavras bem municiado em bôa cavalhada. 

Disse mais constar estarem os bandidos em "Typy" no mesmo local onde passaram cerca de vinte dias refazendo a forças e curando feridos. 

Afinal Lampião evadiu-se, decepcionando o público, visto como o governo dizia estar próximo o fim do terrível facínora. Disse saber-se que muitas ordens, emanadas do governo não eram infelizmente cumpridas pelos seus commandados, resultando fracasso inqualificável.

 Livro O Cangaço na Imprensa Mossoroense escrito por Antônio Filemon Rodrigues Pimenta - Fundação Vingt-un Rosado - Coleção Mossoroense - Série "C", número: 1104 - Outubro de 1999.

Este me foi presenteado pelo professor, poeta, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano Kydelmir Dantas.

                     http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário