Seguidores

domingo, 11 de novembro de 2018

FAMÍLIA DE LAMPIÃO FOI AMPARADA PELO PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA NO JUAZEIRO DO NORTE.

Por José Mendes Pereira
 1- Zé Paulo primo da família Ferreira; 2 - Venâncio Ferreira (tio); 3 - Sebastião Paulo, primo; 4 - Ezequiel, irmão; 5 - João Ferreira, irmão; 6 - Pedro Queiroz, cunhado (casado com Maria Mocinha, que está à sua frente, sentada); 7 - Francisco Paulo, primo; 8 - Virgínio Fortunato da Silva, cunhado (casado com Angélica) 9 - Zé Dandão, agregado da família. 
Sentados, da esquerda para direita: 10 - Antônio, irmão; 11 - Anália, irmã; 12 - Joaninha, cunhada (casada com João Ferreira); 13 - Maria Mocinha, ou Maria Queiroz, irmã; 14-Angélica, irmã e 15 - Lampião. Dos nove irmãos da família Ferreira, dois estão ausentes nesta foto: LEVINO, que morrera no ano anterior, 1925, no sítio Tenório, Flores do Pajeú/PE, em combate contra as volantes paraibanas dos sargentos Zé Guedes e Cícero Oliveira. E VIRTUOSA, que, sinceramente, não sei dizer se simplesmente não quis aparecer na foto, ou já era falecida.

Diz o piauiense da capital Teresina Dr. Leandro Cardoso Fernandes que além de médico cardiologista é também cordelista, escritor e pesquisador do cangaço, que muita gente não sabe que a família Ferreira do perverso e sanguinário Lampião residiu na cidade do Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, entre os anos de 1923 até 1927, apoiada pelo famoso religioso cratense padre Cícero Romão que era radicado lá, mas havia nascido na cidade de Crato, também no Ceará.

Algumas pessoas dizem que Lampião foi culpado pelas divergências surgidas entre o seu primeiro inimigo que foi o senhor José Saturnino, mas nunca foi tão fácil julgar Lampião, porque a gente não tem a real certeza quem começou primeiro o ódio entre as duas famílias Ferreira e Saturnino.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/07/ze-saturnino-o-inimigo-numero-1-da.html

Diz ainda o escritor Leandro Cardoso que na segunda década do século XX, por duas vezes, a família Ferreira foi obrigada a se mudar de onde residia para outras terras estranhas, devido as provocações e perseguições feitas contra ela pelo seu vizinho o José Saturnino.

A primeira saída da sua terra natal que era Sítio Passagem das Pedras, no município de Vila Bela, que nos dias de hoje é Serra Talhada, em Pernambuco, em obediência a uma solicitação feita pelo coronel Cornélio Soares (também lá de Vila Bela) mudaram-se para a Vila de Nazaré do Pico, também no Estado de Pernambuco. Mas parece que a família Ferreira estando longe do seu inimigo, mesma assim, o Zé Saturnino continuava tirando-lhe a tranquilidade, e desta vez, a família Ferreira foi obrigada a abandonar Pernambuco o seu querido berço, para residir em terras desconhecidas em relação à moradia, firmando residência na cidade de Mata Grande em Alagoas.

Avó, pais e irmãos de Lampião e ele próprio - http://blogdomendesemendes.blogspot.com/…/pais-e-irmaos-de-…;

Neste Estado a família Ferreira perdeu por completo a paz, e lá, o inferno começou, porque, primeiro faleceu dona Maria Sulena da Purificação a mãe dos Ferreiras, de ataque cardíaco. Ela sentindo o desrespeito do seu vizinho com o seu marido José Ferreira da Silva, o seu coração não aguentando, veio a falecer. Mas não ficou só nisso. Dias depois, José Ferreira o pai dos Ferreiras foi assassinado pelas armas do tenente José Lucena Maranhão.

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com/2016/01/sebastiao-pereira-da-silva-o-sinho.html

No ano de 1922, o célebre cangaceiro Sinhô Pereira resolveu abandonar o cangaço, e sendo comandante de um grupo de cangaceiros, inclusive um deles era Virgolino Ferreira da Silva que já era alcunhado de Lampião, e já assumido como cangaceiro, recebeu das mãos do seu patrão a chefia do bando de facínoras, porque o Sinhô Pereira estava tentando deixar o cangaço por motivo de saúde, quando sentia fortes dores na coluna, e estava com a intenção de fugir para o Estado de Goiás. Foi a partir daí que a família Ferreira que não tinha mais condições de voltar às suas origens, vez que os pais já tinham falecidos, procurou abrigo em Juazeiro do Norte, e é aceito pelo padre Cícero Romão Batista.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2017/10/tentativa-de-paz-entre-jose-ferreira-e.html

João Ferreira da Silva que era irmão de Lampião e que foi o único que não entrou para o cangaço, mas afirmam alguns escritores que, ele não entrou porque o irmão Lampião não deixou, tentou algumas vezes para acompanhar os irmãos Lampião, Antonio e Levino. E sempre que ele peitava Lampião para participar do cangaço, ele dizia: “Vá cuidar dos nossos irmãos”, isto é, as irmãs e principalmente o Ezequiel Ferreira que ainda era muito jovem. E a partir daí, o João Ferreira juntamente com as irmãs conquistaram a amizade do padre Cícero e se firmaram em Juazeiro do Norte de 1923 a 1927, com cunhados, primos (os Paulos) e sobrinhos.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com/2014/08/joao-ferreira-irmao-de-lampiao.html

Quando Lampião foi ao Juazeiro do Norte segundo informam os estudiosos sobre cangaço, que ele foi convidado pelo Padre Cícero para receber armamentos, munição e fardamentos para combater a Coluna Prestes, mas há uma certa dúvida, inclusive eu já li, mas não disponho da fonte no momento, sobre esta possível entrega de armas feita ao cangaceiro Lampião pelo Padre Cícero, e que ele não estava nem satisfeito com a chegada do facínora e seu bando, e teria dito em tom de repúdio: “Agora vem este homem novamente para cá!”. Não sei se procede.

Sabemos que a ideia de armar Lampião e seu bando surgiu do deputado Floro Bartolomeu que faleceu em março no dia 8, dois dias após a chegada de Lampião e seu respeitado grupo de marginais no Juazeiro do Norte.

Na edição do jornal “A Ordem”, que pertencia ao Partido Republicano Sobralense, com data de 6 de janeiro de 1927, você pode comprovar clicando no link no final desta página, há um relato sobre o episódio que diz o seguinte:

“O Padre Cícero falou longamente por ocasião de suas bênçãos sobre Lampião, descrevendo os seus crimes e concitando as populações sertanejas a reagirem contra o perigoso bandido. Aproveitou a ocasião para explicar os motivos pelos quais Lampião já esteve em Juazeiro, protestando contra as acusações que lhe fazem os seus inimigos, afirmando ser ele protetor de Lampião”.

http://www.padrecicero.net/…/padre-cicero-romao-batista-um.…;

Eu sou um estudante do cangaço e que opino porque não é proibido, mas sem credibilidade e que não estou ferindo ninguém com as minhas palavras, o padre Cícero Romão Batista que era um religioso querido e admirado em Juazeiro do Norte, estava ali como um menino de recado. 

 http://cristinatual.blogspot.com/…/90-anos-da-morte-de-flor… 

Se ele virasse as costas para o deputado Floro Bartolomeu ficaria sem condições de administrar Juazeiro do Norte como prefeito, porque o Floro talvez não iria mais lutar no congresso nacional por verbas para Juazeiro do Norte. Mesmo de cara trancada tinha que aceitar qualquer solicitação do Floro Bartolomeu, inclusive entregar armas a bandido assim como o amigo Lampião.

Uma das interessantes  versões que li recentemente neste site a seguir http://cearaemfotos.blogspot.com/2011/01/o-encontro-de-padre-cicero-com-lampiao.html, afirma que foi o secretário de Padre Cícero o libanês Benjamin Abraão que teria sugerido em tom de brincadeira, que a “patente” poderia ser dada pelo agrônomo Pedro Uchoa. Vendo o interesse do cangaceiro Abraão viu-se obrigado a convencer Pedro Uchoa a redigir o documento. Também teria sido sua a ideia de confeccionar e dar fardamentos dos ”batalhões patrióticos” aos cangaceiros. Essa versão exime totalmente tanto o Padre Cícero quanto Floro Bartolomeu de qualquer responsabilidade na contratação dos serviços do bando de Lampião. 


O site diz ainda que a presença de Lampião em Juazeiro provocou alvoroço. Uma multidão se formou para ver o famoso cangaceiro e seu bando. Lampião concedeu entrevistas, bateu fotos, ofertou esmolas à igreja local, recebeu visitas e foi agraciado com presentes, sem ser incomodado pela polícia. 

O bando deixou Juazeiro satisfeito, sobretudo porque o documento que dava ao chefe a “patente” de capitão – o que correspondia ao perdão de seus crimes e a não ocorrência de mais perseguições por parte da polícia – havia sido assinado a pedido de Padre Cícero pela única autoridade federal em Juazeiro, um agrônomo do Ministério da Agricultura, Pedro Albuquerque Uchoa.

Conta-se ainda que chamado mais tarde a Recife para explicar tamanho absurdo, o agrônomo teria dito aos seus superiores que, naquelas circunstâncias, e com o medo que tinha de Lampião, ele teria assinado até a demissão do presidente Arthur Bernardes.

Lampião, contudo, não foi combater a Coluna Prestes. O cangaceiro, agora definitivamente nomeado Capitão Virgulino Ferreira, talvez tenha temido a fama de guerreiros dos tenentes, talvez tenha ficado irritado ao descobrir que a “patente” não tinha valor legal, portanto não valia nada. 

Virgulino ainda tentou falar com Padre Cícero, mas este se recusou a recebê-lo novamente.

O patriarca de Juazeiro foi duramente criticado pela imprensa de Fortaleza, a qual usou o episódio como prova da proteção que o padre fazia a criminosos.

Apesar do acontecido, Lampião nunca perdeu o respeito nem a admiração que tinha por Padre Cícero. 

Em junho de 1927, Lampião voltou ao Ceará, após uma fracassada tentativa de saquear Mossoró, no Rio Grande do Norte. O bando ocupou Limoeiro do Norte, exigindo uma quantia em dinheiro como “resgate”. 

Dias após deixar Limoeiro, Lampião sofreu uma emboscada feita por 500 policiais, perdendo grande parte das provisões, munições e montarias. 

Com poucas armas, a pé na caatinga, os cangaceiros travaram em seguida outro tiroteio com a polícia, desta vez na Serra da Macambira, em Pernambuco. Apesar da escassez de armamentos, os bandidos derrotaram centenas de policiais, fazendo aumentar nos sertões a lenda do “rei do cangaço”. 

Ajudados por coiteiros os cangaceiros escaparam para os sertões de Pernambuco.    

Fontes de pesquisa: 

Diario do Nordeste que você o encontrará no final desta página. 
1 - http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/…/visita-de-lamp…
2 - http://lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/1923

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário