Seguidores

domingo, 30 de dezembro de 2018

A PALAVRA CANGAÇO


Por Antônio Corrêa Sobrinho

A palavra CANGAÇO, nos jornais que até agora tive acesso, é grafada pela primeira vez na edição do dia 04 DE MAIO DE 1843 do JORNAL DO COMÉRCIO (RJ), ou seja, uns 80 ANOS ANTES DE LAMPIÃO elevar o significado do termo CANGAÇO à sua expressão máxima. 

Trata-se, a matéria, da transcrição de uma votação que ocorrera na Câmara Federal do Império, de uma resolução referente ao financiamento de padres missionários para catequese e civilização dos índios brasileiros, onde o deputado Albuquerque, no seu voto, diz o seguinte: 


"Na minha província mesmo onde não há índios selvagens, onde o idioma indígena é até já absolutamente desconhecido por esses mesmos de pura raça indígena que existem: aí mesmo estou certo de que importantíssimos serviços farão os missionários; e é por igual convicção que a assembleia provincial na sessão do ano passado decretou certa soma para despesas de transporte de alguns missionários capuchinhos: TENHO FÉ DE QUE ELES PODERÃO OBTER POR SUAS PALAVRAS O QUE SE NÃO TEM CONSEGUIDO POR MEIO DAS AUTORIDADES ARMADAS DE TODO RIGOR DAS LEIS; tenho uma lisonjeira esperança de que muita GENTE QUE VIVE COMO ERRANTE, CARREGADA DO COMPETENTE “CANGAÇO” (PERMITA-ME A EXPRESSÃO, POR SER PRÓPRIA E MUITO USADA NO SERTÃO) DISPA SUA ARMADURA, CONHEÇA SEUS ERROS, SE ARREPENDA, E, FAZENDO UMA VERDADEIRA CONTRIÇÃO, SE TORNEM CIDADÃOS ÚTEIS. Enfim, senhor presidente, eu tenho um tal entusiasmo por esta medida, que voto pelo artigo tal qual, e até votaria ainda por mais amplitude, se lhe pudesse dar." 

Já a palavra CANGACEIRO, dos jornais que consegui acessar, o seu mais antigo registro está no JORNAL CEARENSE, de 10 de dezembro de 1850. (A caixa alta nas letras é nossa).
Xilogravura/internet/Escola Kids

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1837813423014192&set=gm.978667662342178&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário