Seguidores

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A VELHA DEBAIXO DA CAMA

Por José Mendes Pereira
O título desta pequena crônica não é meu e todos os leitores sabem quem é o criador dele, é o cantor Geraldo Nunes, mas eu não estou colando, apenas tomei-o emprestado para a minha pequena historinha. Não tenho hábitos de colar nada dos outros.

Todas as noites quando o Chico caminhava para o quarto e começava a preparar as coisas que levava para o seu trabalho dona Maria sua esposa já o esperava debaixo da cama, mesmo com dificuldades, ela via os pouquinhos objetos sendo colocados dentro da sacola que com o Chico seguiria para o seu atrapalhado ganha pão: um cachimbo já bem velho e queimado em um lado da borda, um pedaço de fumo em corda, fósforos, uma caixa de velas parafinadas, uma toalha, um alicate, um martelo..., mas jamais dona Maria descobriu para que serviriam aqueles utensílios. Viveu mais de 20 anos com o marido que tinha obrigações noturnas, e jamais o Chico contara a esposa qual era a sua profissão. Quem perguntava qual era a sua profissão ele calmamente respondia dizendo:

- Para se viver não é preciso ter profissão definida.

- E como o senhor se mantém se não tem profissão definida?

- Mantenho o meu padrão de vida através daqueles que deixam saudades nos corações dos seus...

Com esse tipo de resposta o Chico deixava todos querendo descobrir a sua profissão, já que era dono de uma bela casa, carro na garagem e andava bem vestido, os seus pés eram enfiados em calçados dos mais sofisticados, e ninguém jamais o viu trabalhando. Seria o Chico um ricaço enrustido, um ladrão noturno, um conquistador oportunista que tomava de alguma mulher?

Na sua garagem permanecia um carro novo e com alguns dizeres impressos nas laterais das portas: “Para se viver vive-se até de saudades alheias”.

Muitos dos seus vizinhos já usavam as suas maldades contra o Chico afirmando que ele não era um homem do bem, e sim, um caloteiro, ladrão ou até mesmo um sujeito grã-fino além do normal, só que em nenhum momento o Chico demonstrava essas qualidades ou boas ou ruins. Todos os enterros de gente da alta sociedade em Mossoró o Chico estava presente, enfiado na sua elegância e com choro de crocodilo, demonstrava a sua tristeza sobre o desaparecimento daquele infeliz rico.

Mas nem tudo se oculta por muito tempo. Um dia a verdade embutida vem sem menos avisar. Aconteceu que faleceu um dos ricaços da cidade e foi conduzido ao cemitério mais próximo. O Chico estava lá, visto por toda aquela gente que acompanhava o morto. Apesar da velhice o Chico aparentava um homem ainda jovem, e com toda elegância era capaz de vez por outra um olhar solto em direção a alguma mulher bonita. O Chico era uma espécie de homem conquistador.

No dia seguinte, em uma visita às pressas a viúva foi tirar um terço para alegrar a alma do seu falecido, e lá, percebeu que o túmulo tinha sido violado. Comunicou somente à polícia para que ela tentasse descobrir quem teria violado o túmulo do seu marido. E ao abri-lo, a polícia percebeu que o defunto estava sobre o chão, porque o caixão fora roubado.

Sigilosamente, todas as noites, a polícia ficava dentro das dependências do cemitério para ver se descobria o sujeito que vinha violando túmulos por ali. E com alguns dias passados, ela prendeu o ladrão de caixões. Era o Chico que era cheio de hábitos não louváveis. Quando falecia alguém dono de bons valores ele acompanhava o enterro para saber o local que aquele morto seria sepultado, e ao anoitecer, o Chico estava lá para roubar o caixão valioso e vender ao papa defunto, porque os dois mantinham grande acordo no que se referia a caixões valiosos. Por último, a dupla ladra de caixões estava engaiola pela sua culpa, sua culpa e pela sua máxima culpa.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário