Seguidores

sábado, 26 de janeiro de 2019

(O Raso da Catarina ) Porque o " raso" foi o maior esconderijo de Lampião.????? Quer saber??????

Raso da Catarina é uma região localizada na parte centro-leste do bioma caatinga, no Estado da Bahia. Possui trinta e oito mil quilômetros quadrados de área. Dentro dessa zona safara e inóspita um verdadeiro Oásis ao inverso. Os próprios vaqueiros das fazendas que si delimitam com esse deserto sertanejo evitam adentrar no local.

Nos tempos de Lampião somente poucos caboclos semicivilizados tinham a ousadia de fazerem residências em tais ermos. A vegetação do raso apresenta-se de uma altura uniforme,continua. A cor é puxada para o cinza, próximo ao chumbo sujo. Nas margens das estradas que passam por lar, percebe-se a dificuldade de adentrar alguns metros em seu seio.


O local era abitado por uma tribo que era um pouco nômades. (A tribo dos pancararés) tribo essa que teve seu maior representante que também fez historia no cangaço. O cangaceiro Gato. Sem sombra de dúvida, Gato era um cangaceiro tenebroso. Fato esse que basta ver quantos ele matou em Piranhas AL.
Vamos lembrar somente que o Raso da Catarina foi durante algum tempo o valha-couto, esconderijo preferido dos vários grupos de cangaceiros, E mesmo depois que as volantes descobriram que Lampião fez ao mesmo seu esconderijo os cangaceiros ainda continuaram à procura de abrigo e refúgio em seu interior quando a penalidade Da perseguição assim o exigia.

A pouco tempo foi levantada a hipótese da sua utilização para servir de depósito de lixo atômico de nossas usinas nucleares. Já da pra ver por aí que lá é um fim de mundo.



São poucos os relatos de volantes que o desbravaram. Com certeza era uma missão kamikaze ou seja só de ida já que o Raso da Catarina era a casa das raposas.
https://www.facebook.com/groups/471177556686759/permalink/512835072521007/
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário