Seguidores

domingo, 10 de fevereiro de 2019

PRECISAM RESPEITAR POÇO REDONDO !



- Repito e assevero, e com raiva da gota serena: “Seus usurpadores, seus espertalhões, precisam respeitar Poço Redondo. E digo mais: como Poço Redondo não se diz dono do que não é seu, como Poço Redondo não modifica mapas nem roteiros turísticos para acrescer ao seu território o que não lhe pertence, então se dignem em fazer o mesmo. Não monopolizem economicamente nem usurpem descaradamente o que é nosso!”. Digo isso com relação ao Angico. Municípios vizinhos, tanto em Sergipe como Alagoas, desde muito que vem vendendo a Gruta de Angico como destino turístico que lhes pertence. Chegam a ter o cinismo em dizer que o local onde morreu Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros (e um soldado da volante) faz parte de seus territórios geográficos. 


No passado, e no sentido de ampliar os limites de seu município e, logicamente, levar Angico para o seu lado, o ex-prefeito Galindo, de Canindé de São Francisco, chegou a encomendar um estudo de verificação de limites territoriais. Deu-se mal na encomenda, pois a área pertencente a Poço Redondo aumentou ainda mais. E todos os dias roteiros turísticos são anunciados e avistados mostrando, acintosamente, que Angico faz parte do município de Piranhas. Quer dizer, na tentativa de enganação, não respeitam sequer os limites impostos pelo Rio São Francisco. Do mesmo modo fazem as reportagens jornalísticas e televisivas. Ou os repórteres não passam de ignorantes ou estão sendo pagos para mentir, pois a verdade é que dizem que a Gruta de Angico está situada em todo lugar, menos em Poço Redondo. 

Outro dia, um conhecido puxa-saco de Piranhas e aproveitador das benesses da administração local, comentava que a Gruta de Angico não pertence mais a Poço Redondo por ser um patrimônio histórico nacional e até mundial. Sim, seu bajulador, patrimônio é, riqueza histórica é, mas localizado, situado e fincado em Poço Redondo. Que engula ou não, mas Angico é Poço Redondo, sim. As Grandes Pirâmides ficam onde? A Torre Eiffel fica onde? A Estátua da Liberdade fica onde? Ora, todos são patrimônios locais, nacionais e mundiais, mas com endereço certo, com localidades exatas: Cairo, no Egito; Paris, na França; e Nova Iorque, nos Estados Unidos. E por que Angico pode ser tomado na tora?

Rangel Alves da Costa

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2307293949290404&set=a.476409229045561&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário