Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2019

O MAUSOLÉU DE ANTÔNIO GRANJEIRO IRÁ AO CHÃO

Por Roberto Júnior

A construção da nova rodovia que ligará Porteiras a Missão Velha poderá apagar importante fragmento da história do Cariri. O Mausoléu de Antônio Grangeiro, em Porteiras, é o marco de um dos mais bárbaros crimes cometidos pelas forças volantes do Ceará, Pernambuco e Paraíba, no afamado caso do Fogo das Guaribas (Leia mais sobre essa história clicando aqui: http://bit.ly/2tJFkld ), quando o então tenente, José Bezerra Gonçalves, montou um verdadeiro exército para dar cabo de Chico Chicote.


Algum tempo após aquele fatídico 02 de Fevereiro de 1927, a família Grangeiro erigiu um pequeno mausoléu em lembrança do Coronel Antônio Grangeiro, e outros três companheiros do mesmo, que foram barbaramente assassinados naquela ocasião, tendo sido degolados, e seus corpos incinerados.


O mausoléu em sua arquitetura original

Segundo Bruno Yacub, avido pesquisador do Fogo dos Guaribas e da história de Brejo Santo, o dito monumento está em rota de colisão com a nova estrada, e os marcos topográficos indicam que o mausoléu será destruído. Em visita a Bosco André, importante pesquisador do cangaço em Missão Velha, e em ligação à Heitor Feitosa, presidente do Instituto Cultural do Cariri, pude constatar a perplexidade com tamanho descaso e abuso diante do patrimônio histórico cearense.

O Cariri das Antigas repudia veementemente a demolição do mausoléu, e junto de outros tantos representantes, monta uma frente ampla contra esta agressão, e solicita ao Governo do Estado do Ceará, que reveja os estudos rodoviários naquele trecho e preserve um último fragmento da memória dos que padeceram nas mãos dos agentes de segurança do estado naquele período.


Agradecimentos especiais a Bruno Yacub.
Fotos: Bruno Yacub.


Clique aqui, e saiba mais sobre como apoiar o Cariri das Antigas: http://bit.ly/2OOQhLb
PROMOCIONAL
A melhor máquina de cartão de crédito por apenas R$58,80 e FRETE GRÁTIS: https://goo.gl/vFRo6D
Leia livros ilimitados com Kindle Unlimited: https://amzn.to/2UQuGVe
Eletrônicos em oferta na Amazon: https://amzn.to/2Goquc8
Ofertas do dia na Amazon, compre livros com até 80% de desconto: https://amzn.to/2TFY7sY
Livros de História na Amazon: https://amzn.to/2GuVhDw

https://cariridasantigas.com.br/o-mausoleu-de-antonio-grangeiro-ira-ao-chao/?fbclid=IwAR2biYExt0W7g-nLFHom5vqowCLWVa7YMKkUj6KJFOvgxAwKs3O7Bqz13pc

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário