Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2019

BONS LIVROS


Por Wasterland Ferreira

Hoje recebi em minha casa estas preciosidades: 8 livros dos mais importantes na bibliografia especializada do Cangaço e história regional nordestina.

São estes:1) De Virgolino a Lampião (1a. e 2a. edições - esta última revista e corrigida), escrito por Vera Ferreira (neta de Lampião e Maria Bonita) e Antônio Amaury Corrêa de Araújo;2) Lampião. Memórias de um soldado de volante (2a. edição do autor, 1o. e 2o. volumes, 2007), de autoria do tenente PM-PE João Gomes de Lira (in memoriam). A primeira edição deste livro histórico e dos mais importantes sobre o cangaceiro Lampião é de 1990, e publicado pela Fundarpe - Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco - e Governo de Pernambuco. Foi o segundo livro especializado sobre o Cangaço que li, em 1991, quando nos primórdios dos meus estudos e pesquisas sobre àquele fenômeno histórico;3) Lampião além da versão. 3a.edição, de autoria de um dos maiores mestres no estudo e pesquisa sobre o cangaceirismo que foi Alcino Alves Costa (in memoriam). No que toca a atuação desse banditismo rural no estado de Sergipe, Alcino, sem dúvida alguma, foi a maior autoridade.

4) Gente de Lampião. Dadá e Corisco. Biografia do mais importante e destacado casal líder de subgrupo do bando de Lampião. O autor dispensa maiores apresentações: Antônio Amaury Corrêa de Araújo, uma das maiores autoridades quando o assunto é Cangaço (para muitos, a maior autoridade), cuja palma "divide" com um Frederico Pernambucano de Mello; 5) Lampião em Mossoró. Um livro clássico, de autoria do celebrado escritor Raimundo Nonato, sobre a epopeia histórica do maior dos cangaceiros sobre a cidade potiguar de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 13 de junho de 1927. A referida edição fac-similar é do meado de 2012. 6) Lampião. Capitão Virgulino Ferreira. Escrito pelo escritor alagoano Nertan Macedo (in memoriam), a presente edição é de 1975 e publicado pela Editora Renes. Apesar de certos erros quanto a fatos narrados ou mesmo de supostos acontecimentos trazidos à luz sem nenhuma comprovação histórica, o livro aqui exposto é um clássico. 7) Os cangaceiros. Livro escrito por Maria Isaura Pereira de Queiroz (in memoriam). Também um clássico. Por fim, o livro histórico, clássico e uma das mais importantes e especializadas obras sobre o "Patriarca de Joazeiro", o Padre Cícero: Milagre em Joaseiro, do escritor Ralph Della Cava. A edição aqui apresentada é rara pois é a 1a., de 1976. 

Tudo isso graças a iniciativa do amigo e notável e notório estudioso e pesquisador do Cangaço, Geziel Moura.

Detalhe: algumas dessas obras já às possuía, outrora,
portanto, às readquiri ou adquiri o quê não tinha. E estão chegando mais!

Biblioteca Wasterland Ferreira Leite.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário