Seguidores

quinta-feira, 27 de junho de 2019

NAZARENOS. A MAIS AGUERRIDA FORÇA VOLANTE NO COMBATE A LAMPIÃO.

Filhos do então povoado de Nazaré (Pernambuco), atual Nazaré do Pico. Terra que cedeu vários de seus habitantes para o combate ao cangaceirismo/banditismo, durante a época do cangaço. Uma terra de valentes que se destacaram na luta contra Lampião e seus seguidores e que foram sem dúvida alguma a grande pedra na alpercata de couro do famigerado rei cangaceiro.

Na fotografia iniciando da esquerda vemos os Nazarenos: Manoel Flor, Pedro Gomes de Lira, David Jurubeba e Quincas Pedro. Destaque para David Jurubeba que foi um feroz inimigo de Lampião e tinha com esse uma dívida de sangue. David Gomes Jurubeba teve seu irmão Olímpio Gomes Jurubeba morto no dia 20 de novembro de 1924, durante um tiroteio entre os Nazarenos e o bando de Lampião na Fazenda Baixas, localizada no município de Floresta/PE. Nesse dia, ainda durante o tiroteio, David Jurubeba, inconformado com a morte do irmão, deixa a trincheira de onde combatia e desafia Lampião para um duelo de facas. Em resposta o cangaceiro pede para que David Jurubeba retorne para seu lugar para continuar o combate, pois não briga com quem está querendo morrer.

Fotografia registrada pela escritora Marilourdes Ferraz​, autora do livro "O canto da Acauã" e gentilmente cedida pelo pesquisador e escritor Antônio Amaury Corrêa de Araújo.

Geraldo Antônio De Souza Júnior


Nenhum comentário:

Postar um comentário