Seguidores

quinta-feira, 27 de junho de 2019

CASA DA FAZENDA PATOS.

Local em que no dia 02 de agosto de 1938 aconteceu um dos crimes mais perversos e macabros de todo o ciclo do cangaço nordestino.

Foi nos arredores da antiga casa da Fazenda Patos (Foto), que na época pertencia ao senhor Antônio Brito, localizada no município de Piranhas no estado de Alagoas, que o cangaceiro Corisco "Diabo Loiro", julgando estar assassinando os delatores do esconderijo de Lampião, fato que veio a causar a morte deste, de sua companheira Maria Bonita e outros nove cangaceiros, matou e degolou seis pessoas inocentes da mesma família.

As cabeças das vítimas foram enviadas para a cidade de Piranhas dentro de um saco, acompanhadas por um bilhete escrito por Corisco e endereçadas ao Tenente João Bezerra da Silva. O então Prefeito de Piranhas/AL, João Correia Brito, recebeu a macabra "encomenda" e tratou logo em seguida de providenciar um sepultamento digno para aquelas vítimas inocentes.

Fotografias gentilmente cedidas pelos escritor e pesquisador José Sabino Bassetti.

Geraldo Antônio De Souza Júnior

Casa da Fazenda Patos. Onde Corisco assassinou o vaqueiro Domingos Ventura,
sua esposa dona Guilhermina, três filhos e uma filha do casal.

Detalhes das paredes da sala da casa, onde podemos observar um armador de redes.

Antigo fogão a lenha localizado na cozinha da casa. Onde, possivelmente, dona Guilhermina preparou o café que fora servido aos cangaceiros, poucos instantes 
antes de sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário