Seguidores

terça-feira, 3 de setembro de 2019

SEMINÁRIO DAS ACADEMIAS LITERÁRIAS DE SERGIPE 2019 DISCUTE CANGAÇO !

Por Manoel Severo
Aconteceu na manha do ultimo sábado, 31 de agosto de 2019, tendo como anfitriã a Academia Gloriense de Letras e na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora da Glória, a V edição do Seminário das Academias Literárias de Sergipe - V SALS, evento que reuniu representantes de várias academias sergipanas.

 José Bezerra Lima Irmão, Tancredo Wanderley e Rangel Alves da Costa
 José Bezerra Lima Irmão

O principal tema do encontro foi o Cangaço, tendo três mesas compostas por grandes pesquisadores reconhecidos nacionalmente sobre a temática. A primeira mesa, teve como protagonistas os pesquisadores e escritores, José Bezerra Lima Irmão e o Conselheiro Cariri Cangaço, Rangel Alves da Costa com Tancredo Wanderley, mediador. A segunda, trouxe a expressão do Cangaço na literatura de cordel, tendo como palestrantes o Conselheiro Cariri Cangaço, Manoel Belarmino, além de Gilmar Ferreira, Salete e Jorge Henrique.A terceira mesa trouxe o tema "Cangaço Amanhã" com a participação de pesquisador e escritor Robério Santos e contou com mediação de Solange da Gama.
Manoel Belarmino
Archimedes e Elane Marques, Rossi Magne e José Bezerra 
Conselheiros Archimedes e Elane Marques, representando o Cariri Cangaço
 Robério Santos e Rossi Magne
Além das mesas de debates houve também a apresentação da Bienal do Livro de Itabaiana pelos pesquisadores e escritores Domingos Pascoal e Antonio Saracura. Tendo também o poeta Santo Souza sendo homenageado pela professora Anabi e por Gilmar Ferreira.
Dentre as instituições presentes estavam: Academia Sergipana de Letras, Academia Gloriense de Letras, Academia Aquidabãense de Letras, Cultura e Artes, Academia Tobiense de Letras, Academia Japaratubense de Letras, Cultura e Artes, Academia Cristinapolitana de Letras e Humanidades, Academia de Letras Brasil/Suíça Núcleo Internacional Sergipe, Academia Sergipana de Cordel, Academia Brasileira de Cordel, Academia de Letras de Aracaju, Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano, Academia Estanciana de Letras, Academia Dorense de Letras, Academia Barracoqueirense de Letras e Artes, Academia Groairense de Letras, Academia Canideense de Letras e Artes, Academia Maruinense de Letras, Academia Riachuelense de Letras, Academia Estudantil de Sergipe, Academia Literária de Vida, Movimento Via Láctea, além do Conselho Consultivo do Cariri Cangaço, representado pelos Conselheiros, Elane e Arquimedes Marques, além dos conferencistas, Rangel Alves da Costa e Manoel Belarmino.
Seminário das Academias Literárias de Sergipe - V SALS
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário