Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

SANTANA: AS TRÊS FARMÁCIASI

Clerisvaldo B. Chagas, 30/31 de outubro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.206
Resultado de imagem para clerisvaldo b. chagas
        
As três casas que vendiam remédios, mais antigas que alcançamos em Santana do Ipanema, já eram chamadas de farmácias. Se existiu alguma botica, não temos conhecimento. Todas as três ficavam no Comércio uma perto da outra. Temos como referências a Farmácia de Seu Alberto (Vera Cruz), a Farmácia de seu Moreninho e a Farmácia de Seu Caroula, cujos títulos não recordamos.

SANTANA DO IPANEMA. 9FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).

A Farmácia Vera Cruz, pertencente ao ex-pracinha, Alberto Nepomuceno Agra – mais moderna – tinha duas coisas que serviam bem ao povo: uma balança na entrada para quem quisesse usá-la sem pagar nada. Era uma atração e tanto e muito serviu ao povo santanense. Havia um cartaz que chamava atenção com desenhos e advertência: "Entrai pela porta estreita”.
A Farmácia do senhor Cariolando Amaral, também conhecido como Seu Caroula, funcionou no “prédio do meio da rua” e em dois pontos sob o Hotel Central, no Casarão da Esquina. Galego, tipo alemão, Caroula gostava de camisa branca mangas curtas e uma eterna gravata borboleta. Usava vários potes de vidros nas prateleiras, iguais aos das antigas boticas, assim como ultrapassada moda da sua invocada gravata. Chamava atenção o busto de um negro forte e lustroso envergando uma barra de ferro. Talvez fosse a propaganda de um remédio chamado Xarope Fimatosan.  
 Por sua vez, a Farmácia de Seu Moreninho, funcionou à Rua Barão do Rio Branco e depois no Comércio. O dono fora enfermeiro
E se chamava Hermínio, fazendo muitas vezes o papel de médico pela prática e habilidade adquiridas. Adolescentes iniciando a sexualidade com as peniqueiras e cabarés da cidade, sempre procuravam esta farmácia, após contrair doenças venéreas. Estava em voga a tal injeção Benzetacil, aplicada pelo senhor José Fontes, também conhecido como Zé de Moreninho.
Essas três farmácias prestaram relevantes serviços a minha terra e nunca soubemos de homenagem alguma. Inclusive, quando Santana do Ipanema somente contava com médicos em outros centros mais adiantados, era o trio da saúde da urbe.
Águas passadas, novos moinhos.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário