Seguidores

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

CAMINHADA, ZÉ

Clerisvaldo B. Chagas, 13 de novembro de 1019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.215

      Para quem gosta de natureza e aventura, nada como caminhar pelas trilhas sertanejas. Quem tem força nas pernas pode escolher as serranias onde as paisagens compensam qualquer esforço físico. Em caminhadas mais leves os terrenos planos e ondulados também oferecem seus encantos. Os rios periódicos ou intermitentes, quando secos deixam lugares exuberantes: Poços grandes e pequenos; vegetação variadíssima adaptada ao sal das areias grossas; animais como teiú, cobras, besouros, formigas, raposas e passarinhos nos lugares de maior umidade. No Sertão alagoano pode ser através dos leitos de rios como o Traipu, Ipanema, Capiá e seus afluentes que sempre oferecem lugares aprazíveis nos pedregulhos.

PROFa. DIVA  NO RIO IPANEMA EM CAPELINHA.(FOTO: B. CHAGAS)
E foi assim que subindo o leito do Ipanema desde o local urbano Barragem fui encontrando surpresa pelas veredas. Sim, pelas veredas marginais, pois ninguém suporta caminhar por dentro da calha arenosa. Num lugar mais estreito, verde e solitário, deparei-me com a estátua do padre Cícero dentro de um pequeno oratório gradeado sob uma pedra escura. E mais na frente chego à pirâmide santanense em pleno leito do rio dividido em dois braços. O lugar é apontado pela sociedade Rosa-Cruz, como pirâmide construída por alienígenas. Vou ao cimo, vou à loca enfrentando urtigas e marimbondos. À frente encaro o Poço Grande ou Poço do Boi (já aterrado), mas não consigo enxergar o desenho natural da cara do ruminante no enorme lajeiro, como outros enxergam.
E após quilômetros rio acima, encontro muita solidão e silêncio no campo. Tentando desviar uma trilha maior, entro por uma vereda para cortar caminho e levo mais um susto dentro do mato. Uma imagem de Nossa Senhora colada sobre uma pedra cercada de vegetação. Calculo rapidamente o tamanho da imagem em trinta centímetros, ornando aquele esquisito de caatinga.
E sem encontrar “um único pé de pessoa” até ali, ajeito o malote, contemplo o ambiente e rapidamente retorno às bases.
A impressão é que você está sozinho no mundo.
Valeu. “Valeu o boi”.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário