Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

CARIRI CANGAÇO E MANOEL SEVERO HOMENAGEADOS PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NO DIA DA LITERATURA CEARENSE

Pedro e Luana Barbosa, Manoel Severo e Ingrid Rebouças e Gabriel Barbosa
Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 19 de novembro de 2019; no Plenário 13 de Maio; da Assembléia Legislativa do estado do Ceará, Sessão Solene celebrando o Dia da Literatura Cearense; a solenidade atendeu requerimento do deputado Heitor Férrer , subscrito pelos parlamentares Carlos Felipe e Manoel Duca da Silveira. O Dia da Literatura Cearense é celebrado em 17 de novembro, criado para festejar a data do nascimento da escritora e romancista cearense Rachel de Queiroz.
A Sessão Solene homenageou várias personalidades do universo literário cearense, dentre esses, o Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo Barbosa, que ressaltou:"Realmente é uma noite memorável. Na verdade, representamos nesta Assembléia todos os valorosos pesquisadores e escritores que fazem nosso Cariri Cangaço de todo o Brasil; grandes responsáveis pelos incríveis lançamentos de 76 novas obras literárias sobre temáticas voltadas para a memoria, historia e tradições nordestinas, tornando o Cariri Cangaço uma das mais exitosas iniciativas do gênero no Brasil." 

Em suas palavras o deputado Heitor Férrer lembrou que a literatura brasileira, como tudo mais na formação de nossa sociedade, surgiu como herança do mundo português. O parlamentar comentou ainda sua posterior emancipação literária, apontando seu crescimento no contexto das demais literaturas, sobretudo em termos de América Latina:“No seio desta assoma, sem dúvida, a literatura cearense, que desde os Outeiros – passando pela Padaria Espiritual e uma dezena mais de grupos e entidades literárias, como a pioneira Academia Cearense de Letras, de 1894 – tem legado ao presente uma produção literária de respeitabilidade, por intermédio de nomes que tanto ontem como hoje alcançaram legítima preeminência no contexto local e nacional”, destacou.
Público lotou o plenário 13 de Maio em Fortaleza 
Bruno Paulino, Pedro Igor e Manoel Severo
Maria Ósia Carvalho ao lado de Manoel Severo e Ingrid Rebouças
Paulo Neves, Arnaldo Nogueira, Francisco Moura e Moreira Lopes

Entre os homenageados; além do curador do Cariri Cangaço Manoel Severo Barbosa; estavam: Os escritores Bruno Paulino, Ary Bezerra Leite, Juarez Leitão, Luiz Carlos Paulino, Lineu Jucá, Odaílson da Silva, as escritoras Rejane Costa, Maria Ósia, Oneida Pinheiro, dentre muitas outras personalidades da vida literária cearense.

 Dr Herton Cabral, Professor Carlos Alberto Carneiro, Tomaz Cisne, Manoel Severo, 
Joaquim Furtado e Arnaldo Nogueira 
Professor Carlos Alberto Carneiro, Manoel Severo e Dr Herton Cabral
Barros Alves, Ósia Carvalho e Manoel Severo

O escritor e sócio efetivo da Academia Cearense de Médicos Escritores, Luiz Gonzaga de Moura Júnior, salientou a figura de Patativa do Assaré como uma das maiores expressões da literatura cearense, tendo sido inclusive estudado na Universidade de Sorbonne, em Paris. Luiz Gonzaga também frisou que os escritores “parecem ter seu cerne mais envolvido com as dores e os amores da população”, incluindo neste contexto os médicos e ressaltando a existência da Academia Cearense de Médicos Escritores.

Manoel Severo e Ingrid Rebouças
 Luiz Carlos Paulino, Zé Wilson Paulino e Manoel Severo
Zé Wilson, Bruno Paulino, Heitor Ferrer e Luiz Carlos 
Ary Bezerra Leite
Já o poeta Juarez Leitão, que falou em nome de todos os homenageados, enfatizou que a literatura acolhe os filhos da paixão. “Não apenas os tristes e os abandonados, mas todos os que têm como massa de trabalho as forças do afeto e a alma cheia de claridades”.

 Silas Falcão , Bruno Paulino e Antônio Miranda
Francisco Almeida, Manoel Severo e Francisco Moura
Pedro Igor, Manoel Severo , Presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim Idelbrando Rocha, Bruno Paulino, Vereador José Wilson Paulino e Silas Falcão.
Também estiveram presentes na solenidade o presidente da Sociedade Brasileira dos Médicos Escritores – Regional Ceará, Marcelo Gurgel; o presidente da Academia Cearense de Cinema, Régis Frota; o presidente da Academia Cearense Evangélica de Letras (Alace), Francisco Alves de Alencar; a presidente da Academia de Letras Juvenal Galeno, Maria Linda Lemos Bezerra; o presidente da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo (ACLJ), Reginaldo Vasconcelos, e o economista, professor e escritor Pedro Sisnando Leite, representando o Instituto do Ceará.

Dia da Literatura Cearense
Assembléia Legislativa do Ceara
19 de Novembro de 2019
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário