Seguidores

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ÍNDIOS KARIRI DO MÉDIO SÃO FRANCISCO E A LENDA DA CRIAÇÃO DAS MULHERES


A Lenda Kariri sobre a criação da mulher!

O padre Martinho de Nantes, da ordem dos capuchinhos italianos, chegou ao Brasil no ano de 1671. Daí, foi missionar os índios Kariri às margens do médio São Francisco. Nesse seu convívio, presenciou muitos fatos interessantes sobre os costumes dos tais índios. Um deles diz respeito à origem da mulher. De acordo com o referido padre, havia uma crença "ridícula" a respeito das mulheres. Diziam os tapuias Kariri que eram eles numerosos, porém, só existia uma única moça, jovem e bela, a qual ainda não havia se casado. 

Os homens da tribo pediram ao Grande Pai do Céu, chamado de Touppart, que lhes desse esposas. O Deus dos Kariri prometeu atender à súplica e, em seguida, ordenou que todos fossem caçar nas matas. Touppart também se dirigiu à dita rapariga e mandou que ela catasse piolhos na sua cabeça. 

Todavia, a jovem adormeceu e, logo após, veio a falecer. Então, o Deus a dividiu em vários pedaços e os distribuiu entre todos os homens, mandando que eles envolvessem as respectivas nesgas de carne em algodão e as pendurasse em determinados lugares de sua casa. Depois disso, Taouppart falou aos índios que fossem caçar novamente e que não voltassem rápido, senão no tempo aprazado. Passados alguns dias, os homens retornaram à aldeia e, chegando próximo às suas casas, foram logo escutando o vozerio de várias mulheres, as quais já estavam preparando refeição para todos eles (Texto: Heitor Feitosa Macêdo).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário