Seguidores

sábado, 2 de novembro de 2019

GECAPE- GRUPO DE ESTUDOS DO CANGAÇO DE PERNAMBUCO.



"Traçando metas e seguindo em frente, estudando, difundindo e preservando nossa História"!

COMUNICADO:

A Diretoria do GECAPE comunica que nossa próxima reunião será no sábado, 09 de novembro de 2019, às 08h:00, e de acordo com a pauta submetida à análise, e por conseguinte, aprovada na assembleia ordinária realizada no dia 19 de outubro de 2019, faremos a 1a. Visita Técnica do Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.

Visitaremos (03) três endereços históricos, quê são: 1.) o sobrado de quatro andares situado na famosa Rua da Imperatriz Tereza Cristina, e onde no 3o.piso nasceu em 1849, o maior abolicionista da História do Brasil: Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo. 2.)O exato local onde ocorreu o assassinato à bala do então Presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa de Queiroz, em 26 de julho de 1930. À época do homicídio, funcionava no local do crime - o imponente e histórico prédio é situado entre as ruas da Palma, e Nova - a suntuosa e célebre Confeitaria Glória, e hoje, 89 anos depois, o que há é uma loja de confecções. Este fato foi o estopim que faltava para a eclosão quase três meses após, da Revolução de Três de Outubro de 1930, e que findaria por levar o gaúcho de São Borja, RS, Getúlio Dornelles Vargas, ao Poder.

3.) Finalmente, o GECAPE visitará a Casa da Cultura de Pernambuco, que durante o Ciclo do Cangaço funcionou a Casa de Detenção do Recife. Ali foi o cárcere de inúmeros coiteiros e cangaceiros, sendo que destes prisioneiros, o mais famoso foi Antônio Silvino, também cognominado de "O Rifle de Ouro" e ou "Governador do Sertão", permanecendo preso durante 23 anos, ou seja, de novembro de 1914 ao ano de 1937.

Durante as visitações teremos a assessoria técnica e histórica do amigo, confrade e artista plástico Manuel Dantas Suassuna.

Contamos com a presença de todos.
Wasterland Ferreira Leite.
Presidente do GECAPE - Grupo de Estudos do Cangaço de Pernambuco.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário