Seguidores

terça-feira, 26 de novembro de 2019

“O TIRO QUE MATOU LAMPIÃO”


Por Sálvio Siqueira

Desde o ano passado, depois do lançamento do livro “APAGANDO O LAMPIÃO - Vida e Morte do Rei do Cangaço”, da autoria de MELLO, Frederico Pernambucano de. 1ª Edição, Editora Globo, São Paulo, 2018, que se gerou uma grande polêmica, ou mais uma para variar, em torno da morte de Virgolino Ferreira no dia 28 de julho de 1938.

Depois de mais de 80 anos da morte do chefe bandoleiro, ainda encontrando dúvidas, fantasias e invenções sobre os fatos, alguns até não tendo nem por que debatermos, pois são totalmente sem projeções físicas ideológicas, vem que surge a surpresa do renomado pesquisador nas entrelinhas de sua obra sobre a pessoa que deu o tiro primeiro naquela fatídica manhã exatamente em Lampião.

Segundo o pesquisador e autor do livro, em entrevista, sua busca por esse pessoa iniciou-se desde 1970 quando soube através do coronel Audálio Tenório que o Cel. José Lucena, da PM das Alagoas, havia lhe confidenciado, por volta de 1955 em seu apartamento no Recife, que o matador do chefe cangaceiro não tinha aparecido até aquele momento. Ainda segundo o pesquisador, após ter recebido o nome daquele suposto autor da façanha, procurou-o e por diversas vezes foi recusado a dar-lhe qualquer entrevista. Um jornalista amigo do pesquisador, procurando ajudar, entrou em contato com o remanescente, porém, sem êxito total. Anos passaram-se e só, da capital paulista é que o próprio sandes entra em contato com o pesquisador e diz que, após receber a informação que está com uma doença crônica cerebral, resolveu contar-lhe o que havia feito no riacho Angico na fazenda Forquilha. Essa ligação e o encontro com o personagem, segundo o autor, foi em 2003 o qual foi a óbito no ano seguinte.

Depois desta data, quando ainda havia muitos daqueles sobreviventes ainda vivos, o pesquisador nada escreveu sobre os fatos narrados pelo ex volante. Após a morte de todo aquele que fez parte da tropa que atacou o acampamento cangaceiro e dos cangaceiros que estavam no momento, é que vem a tona um livro com as informações prestadas por Sandes.

Sem haver mais ninguém que contestasse a versão do ex volante, só restou aos demais pesquisadores recorrerem a provas físicas periciais que indicassem a veracidade dos fatos, confirmando-os ou não. Sem auxílio das pesquisas científicas, apenas por estudarmos as pesquisas históricas, confrontando as narradas com as escritas, chegamos a conclusão de que não havia ter um pingo de verdade naquilo que o ex volante contou ao autor.

Porém, como se trata de algo importante, pois são fatos históricos aonde envolve pessoas de várias famílias as quais ainda hoje vivos estão seus descendentes, fora pedido através do governo de alagoas um perícia nos em parte dos espólios do chefe cangaceiro para ver se, fisicamente, metodologicamente exata, existia alguma forma, jeito ou razão, para darmos créditos a versão do ex volante. Esse, desde o princípio disse que seu trabalho, após o cessar fogo, foi de cortar a cabeça de Lampião e de outros cangaceiros abatidos. Para nós, ação muito mais comprometedora do que ter sido aquele que atirou e matou Virgolino.

No último final de semana, entre os dias 22, 23 e 24 de novembro do corrente, tivemos em Campina Grande, PB, um evento sobre os fatos ocorridos durante o cangaço imposto por Lampião, I Cangaço Campina Grande 2019, no sítio Vila de São João, do ilustríssimo João Dantas, inclusive com a presença e participação de descendente do ‘Rei do Cangaço’.

Aderbal Nogueira, pesquisador afinco e que levou a vida inteira em busca de narrações de remanescentes, comparando as citações, investigando as supostas inverdades, ao saber que estaria presente um ex Perito da Polícia Federal, médico/pesquisador científico, Dr. Antônio Fonseca, solicitou uma entrevista sobre o caso da morte de Lampião e conseguiu gravar o excelente depoimento do mesmo.

Já de posse de outros depoimentos sobre o mesmo assunto de outro perito, de uma palestra com o pesquisador Ivanildo Silveira e relato de remanescente, nos presenteia com a, para nós, solução definitiva sobre o que realmente aconteceu.

Mais uma produção Aderbal Nogueira.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário