Seguidores

sábado, 23 de novembro de 2019

POÇO REDONDO, CULTURA E RESISTÊNCIA

*Rangel Alves da Costa
Rangel Alves da Costa

Na noite desta sexta-feira 22 de novembro, a Praça de Eventos de Poço Redondo recebeu diversos grupos culturais dando continuidade à realização da Semana Popular de Arte na Resistência, já na quinta edição, evento este promovido pelo Teatro Raízes Nordestinas em parceria com outras entidades.
Apresentações maravilhosas, a exemplo do grupo de jovens violinistas, as duas meninas que subiram ao palco para cantar, mas principalmente do grupo de dança da Comunidade Quilombola do Mocambo, no vizinho Porto da Folha. Outras apresentações demonstraram bem a força da arte, da cultura e da resistência.
Euziane, representante do Teatro Raízes e uma das organizadoras do evento, sempre de parabéns pelo contínuo esforço desenvolvido em prol do reconhecimento e da valorização das potencialidades artísticas e culturais de Poço Redondo e de todo o sertão sergipano. Reitero os parabéns, Euziane. Nosso amigo Damião Rodrigues também de incansável luta em defesa do mais belo que existe e brota nas terras desses sertões.


Contudo, de forma específica e até apaixonada, quero testemunhar aqui a comoção sentida perante a apresentação do Grupo de Xaxado do Centro Educacional Nossa Senhora das Graças, da cidade de Poço Redondo. São vinte alunos da escola representando, através do xaxado, uma antiga tradição cangaceiro em momentos de festança e descontração.
Mesmo com problemas no som, a meninada deu um verdadeiro show, com desenvoltura artística de gente grande e demonstrando que é desde cedo que a cultura deve ser gestada nos corações sertanejos, preservando e mantendo as tradições. E vi ali a presença da saudosa amiga Marcileide, uma presença viva em cada jovem, em cada cangaceira e cangaceiro mirim, em Lampião e Maria Bonita, em cada passo dançado e em cada som ecoado.


A partir dela, de seu grande sonho, de sua luta incontida em defesa de nossas raízes, é que tudo começou e este grupo de xaxado começou a florir, sob a direção inteligente e criativa do amigo Marcos. Agradeço-te ainda, amiga Marcileide, pela beleza e brilho na apresentação de ontem de seus meninos. E, lá do alto, saiba que eles cantaram, dançaram, mantiveram viva a força da arte e cultura, em sua eterna homenagem.
Sua semeadura mostra-se bela, com flor e fruto, e a certeza de que seus sonhos foram transformados em tão belas realidades.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário