Seguidores

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

INIMIGOS.

Por Maelbe Nogueira 

Nascidos na propriedade Lagoa do Arroz Mirandiba-PE, dona Maria Guedes com seus filhos: Antônio Joaquim dos Santos (Batoque), José Joaquim dos Santos (Zé Guedes) e Francisco Joaquim dos Santos (Chico Guedes) fixaram residência na propriedade Lemos, no Município de Serra Talhada, para trabalhar como vaqueiros dos Nogueiras. Posteriormente, com inicio da questão entre os Ferreiras e Saturnino, José Guedes passou a trabalhar no serviço da espingarda para José Saturnino.

Zé Saturnino quebra o acordo vindo a Nazaré, em 1918, acompanhado de José Cipriano. A tarde ao regressar foram alvejados de emboscada por Virgulino e outros. No dia seguinte, Saturnino retorna com dezesseis homens que cercaram a casa de dona Jacoza no Poço do Negro. Depois de algumas horas de cerrado fogo, Saturnino deixou a luta com o companheiro José Joaquim dos Santos (José Guedes) ferido.

Seu irmão Francisco Joaquim dos santos (Chico Guedes) que tinha problemas mentais foi assassinado por Lampião quando trabalhava na roça. Em seguida, sua mãe devido o acontecimento veio a falecer.

Em outra ocasião, José Guedes foi preso. Sabendo que sua situação era difícil e que poderia morrer, ficou olhando para todos os lados sem saber o que faria para sair daquela situação. Entretanto, no meio do grupo de cangaceiros havia um que era compadre de José Guedes, denominado Antônio Viturino, esse piscou para Zé Guedes no momento de distração dos demais cangaceiros, dando tempo para Zé Guedes escapar, que saiu correndo e recebendo pelas costas rajadas de tiros, porém não foi atingido.

Após esse acontecimento, tanto Zé Guedes como Batoque foram morar em Nazaré e casaram-se com as irmãs Ana Maria e Verônica Maria da propriedade Poço do Negro e parentes da esposa de Gomes Jurubeba.

Batoque foi uns dos primeiros a se alistar na força volante nazaré juntamente com David Jurubeba, Pedro Gomes, João Domingos e Ângelo Caboclo.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário