Seguidores

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

ESPOSA ESFACELADA, VIUVEZ NO CANGAÇO E MORTE NA POLÍTICA.

Por João Filho de Paula Pessoa

Cajazeira era uma homem de posses, seu pai era um rico fazendeiro de Poço Redondo/Se., tinham muitas terras e rebanhos, e por conta disto eram constantemente explorados e extorquidos pelas volantes, que lhe pilhavam dinheiro, bens e animais, sob o pretexto da campanha contra o cangaço. Ele era casado, na igreja e no “papel passado” com a jovem e bela Enedina. Certo dia, quando estava num bar, soube da aproximação de uma volante que se dirigia à sua procura para mais uma extorsão e numa atitude impulsiva e de revolta, pois já se encontrava saturado com aquela situação, se esquiva da iminente extorsão e segue sertão adentro à procura do Bando de Lampião para se refugiar, localizando-o e sendo aceito no Cangaço. Sua Esposa Enedina, logo após, vai ao encontro de seu marido, juntando-se à ele no cangaço, onde passaram a viver. 

Enedina

Enedina era conhecida por sua simpatia e alegria e Cajazeira por sua valentia, educação e bons modos, sendo presenças agradáveis no cangaço. Em 1938, estavam acampados na Grota de Angico, junto com Lampião e bando, quando foram atacados pelas volantes. Na fuga, Enedina correu junto com Sila e Dulce, mas foi acertada por uma rajada de metralhadora na cabeça, que a esfacelou jorrando pedaços de miolos em suas companheiras ao lado, que seguiram em fuga. Enedina ficou caída e teve sua cabeça cortada e exposta juntamente com as cabeças de Lampião, Maria Bonita e mais oito cangaceiros, numa exposição macabra de onze cabeças decepadas. 


Cajazeira fugiu e sobreviveu, ficou foragido algum tempo, retornou à sua cidade e casou-se, novamente, com sua cunhada, irmã de Enedina, com quem se mudou para o Rio de Janeiro onde foi bem sucedido no trabalho no ramo da construção civil. 


Alguns anos depois retornou à sua cidade natal de Poço Redondo/Se e retomou a administração das terras e negócios de seu pai, entrou na política, concorreu a prefeitura como Zé de Julião, se envolveu em brigas e disputas políticas e foi assassinado em 1961 por adversários políticos. 

João Filho de Paula Pessoa, Fortaleza/Ce., 19/02/2020.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário