Seguidores

quinta-feira, 30 de abril de 2020

LATA NA CABEÇA

Clerisvaldo B. Chagas, 30 de abril de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.303

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, mesmo que essa imagem tenha seus defeitos relativos ao tempo. Mas uma fotografia faz reviver aos mais velhos e refletir os mais novos. Representa sempre um testemunho inconteste de um passado, de uma situação e mesmo de uma dor. E quando se trata da história, da sociologia, da geografia santanense, sempre fica preso na garganta um ranço de nostalgia por alguns segundos ou por vários minutos. Os abnegados pesquisadores parecem sentir com maior intensidade os apertos emocionais das suas descobertas. E aquilo que não é mais possível acontecer, continua acontecendo na foto hibernosa do baú. Rever foto antiga é suspirar, reviver, lacrimar, esvanecer... Vamos fazer a leitura da foto abaixo:
FOTO RARÍSSIMA (B. CHAGAS).

1.   Voltemos ao passado em torno de 60 anos. 2. Santana sem água encanada. 3. Toda água de consumo vem das cacimbas arenosas do rio Ipanema. 4. Foto do trecho urbano do rio no local chamado Poço do Juá. 5. Leito seco do rio com alguns poços. 6. Vejamos o mundo de areia grossa no primeiro plano. 7. Duas mulheres e duas adolescentes apanham água das cacimbas invisíveis.  Lata e baldes são utilizadas. 8. Fundo médio: pessoas em outras atividades. 9. Terceiro plano, fundos de residências no início do Bairro da Floresta; parte ainda não habitada na barranca do Panema. 10. Mussabês no rio, coqueiros nos quintais. 11. Céu azul de verão. 12. Trajes humildes das pessoas. Foto raríssima do histórico santanense. 13. Faina diária das mulheres ribeirinhas do passado.
É esse o rio que sempre matou a sede do seu povo e alimentou a sua gente. Deu água, deu peixe, deu pasto, deu cura para os males, deu lazer, barro para seus telhados, areia para suas construções, juncos para seus colchões, esconderijos para os casais clandestinos, madeira para seus móveis, para seus carros de boi, monturos para seus descartes.
É esse o rio pai e mãe que tentam matá-lo em retribuição. Obstruem o seu caminho. Não querem deixá-lo escorrer. Mas o velho Panema ainda resiste e não pode faltar ao São Francisco onde se mistura e formam um só.
“Agua corrente, água corrente, teu destino é igual ao destino da gente”


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário