Seguidores

domingo, 9 de agosto de 2020

CADA UMA COM O SEU DESTINO TRAÇADO!

Por José Mendes Pereira

Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita que é considerada mundialmente como a "rainha do cangaço" do nordeste brasileiro e Amália Gomes de Oliveira (não confundir Amália com Anália, esta última era irmã de Lampião); ambas filhas dos sofridos fazendeiros José Gomes de Oliveira e Maria Joaquina da Conceição, escolheram como conjuges, dois irmãos, os quais com profissões definidas como "sapateiros". 


Maria Bonita engraçou-se pelo José Miguel da Silva o sapateiro Zé de Neném, que posteriormente, não mais gostando do seu marido resolveu deixá-lo sozinho, e foi embora para dividir o seu amor nas caatingas com Virgolino Ferreira da Silva o sanguinário e perverso capitão Lampião. 

O capitão Lampião e Maria Bonita foram assassinados  juntamente com 9 facínoras e um volante de nome Adrião Pedro de Souza, pelas armas das volantes alagoanas comandadas pelo tenente João Bezerra da Silva, na madrugada do dia 28 de julho de 1938, na Fazenda Forquilha pertencente aos pais do coiteiro Pedro de Cândido, na Grota do Angico, em Porto da Folha, atualmente Poço Redondo, no Estado de Sergipe. 

Amália Gomes de Oliveira- Esta foto pertence ao acervo do escritor e 
pesquisador do cangaço Gilmar Teixeira.

A Amália Gomes de Oliveira não desejou o mundo do crime e partiu para construir uma família, e logo  encantou-se pelo também sapateiro Messias, este sendo irmão do José Miguel da Silva o Zé de Neném. E diz os escritores que a Amália e Messias viveram unidos até os seus últimos dias de vida. 

Há quem diga por aí nos estudos cangaceiros que o Zé de Neném era sobrinho da dona Maria Joaquina da Conceição, mãe da Maria Bonita. Se tiver procedência as irmãs casaram com primos. Mas eu não tenho segurança em afirmar isso. Também não tenho maiores informações sobre Amália Gomes de Oliveira, isto é, quantos filhos ela teve, e quando foi o seu falecimento. 

Acho que algum dia desse um escritor nos fornecerá em um livro a data do seu óbito, quantos filhos ela teve e o local onde está enterrada. Vamos aguardar, porque para pesquisadores e escritores nada será difícil.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário