Seguidores

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

PREFEITO MARCA TRÊS EFES E OS CORREIOS

Clerisvaldo B. Chagas, 2 de setembro de 2020
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.377
                     CORREIOS EM 1953 (FOTO: LIVRO 230/DOMÍNIO PÚBLICO

         Firmino Falcão Filho era proveniente de Viçosa, Zona da Mata alagoana. Chegou em 1936, adquiriu terras na área norte da cidade e também ao norte na zona rural e que deu o nome de Fazenda Baixio. Fazendeiro, proprietário de terras urbanas, quis ainda ser comerciante e construiu a Sorveteria Pinguim. Um palanque de concreto e ferro foi erguido como primeiro andar e passou a ser o  palanque oficial de eventos cívicos, pela prefeitura. Falcão Filho ainda negociava com cereais, couros e peles (armazém existente, como último prédio da Rua Barão do Rio Branco. Firmino foi o último prefeito interventor em Santana do Ipanema, gestão 1947-1948. Foi ele quem denominou a Rua Nova de Benedito Melo (fora prefeito), construiu a Ponte Cônego Bulhões entre o comércio e o Bairro Camoxinga, cedeu terreno para a construção dos Correios no Bairro Monumento. Foi Nozinho (ô) ainda quem introduziu o gado Gir e Holandês em nosso município.
Eram dele as terras onde estão situadas as repartições EMATER, Posto de Puericultura, Caixa Econômica, AABB, serrote Pelado (Alto da Fé), o lado esquerdo do serrote, circundando até a fazenda Baixio. Cedia a fazenda para os atiradores do Tiro de Guerra praticarem a pontaria; abastecia as casas dos jogadores do Ipanema de leite como forma de estimular o Club. Foi um governo profícuo de grandes realizações em apenas oito meses de mandato, sendo substituído pelo prefeito eleito coronel José Lucena Albuquerque Maranhão, que também foi deputado e prefeito de Maceió.
Os correios funcionavam em nosso município desde 1869 durante a fase povoado freguesia. Não sabemos se havia uma sede. Em 1947, Firmino Falcão, como interventor, fez doação de terreno para o governo federal construir no Bairro Monumento, o edifício padrão dos Correios. Desde então, não houve nenhuma mudança significativa em sua aparência externa.
Nozinho era brincalhão e folião solitário dos nosso Carnavais. Certa feita, um viajante fingindo estar zangado, disse na sua cara: “Você é um prefeito marca três efes!”. E Seu Nozinho, assustado, ouviu a conclusão: “Marca três efes: Firmino Falcão Filho”. O prefeito alegrou-se e dali em diante gostava de ser chamado “PREFEITO MARCA TRÊS EFES”.

http://clerisvaldobchagas.blogspot.com/2020/09/prefeitomarca-tres-efes-e-os-correios.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário