Seguidores

domingo, 25 de outubro de 2020

ZÉ LEOBINO, O ÚLTIMO ABOIO DO VAQUEIRO FILHO DE POÇO REDONDO.

 Por Rangel Alves da Costa

José Ventura Lins, mais conhecido como Zé Leobino, nasceu em Poço Redondo pelos idos de 1924. Vaqueiro afamado, reconhecido por sua garra e tenacidade na caçada do boi, na juntada do gado e nas lides dos currais e das malhadas grandes, Zé Leobino passou a simbolizar a autenticidade do vaqueiro nordestino. 

Seu reconhecimento aumentou quando passou a prestar serviço de vaqueirama na antiga e lendária Fazenda Cuiabá, da família Brito (Coronel Chico Porfírio de Brito, e depois seus filhos Antônio e Hercílio Brito), na região de Canindé de São Francisco, onde trabalhou durante trinta e cinco anos. 

Com a desapropriação da fazenda para fins de reforma agrária, Zé Leobino foi fincando moradia ainda em Canindé, onde teve um intenso trabalho de mídia para forjá-lo como filho natural do lugar, tendo até estátua erguida em sua homenagem. Daí em diante Canindé se arvorou da filiação de Zé Leobino e este passou a ser utilizado como símbolo daquela então próspera cidade. 

Com efeito, o velho vaqueiro de Poço Redondo nunca se importou em servir como verdadeiro produto para o alavancamento cultural e turístico de Canindé, pois a ele importava muito mais o reconhecimento pelas suas lides de grande vaqueiro. Incentivou a cavalhada, proporcionou maior reconhecimento ao sertanejo do terno de couro, tornou-se, enfim, um ícone brasileiro a partir dos sertões sergipanos. 

Com sua partida aos 96 anos neste final de semana, uma dolorosa e sentida perda para todo o sertão sergipano, principalmente para Poço Redondo, onde nasceu e se iniciou na vida vaqueira, e Canindé, onde passou a residir após as porteiras da fazenda Cuiabá serem fechadas. 

Agora, entre aboios e toadas, a vaqueirama se despede em versos molhados de lágrimas. “Cavalo sente no peito, o vaqueiro em lágrima desfeito, o sertão insatisfeito pelo que lhe fez o destino, chamando Zé Leobino pra vaquejar lá no céu...”.

https://www.facebook.com/photo?fbid=3703497769670008&set=a.476409229045561

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário