Seguidores

domingo, 6 de dezembro de 2020

CINQUENTENÁRIO DA MORTE DO MILITAR JOÃO BEZERRA DA SILVA O COMANDANTE DA VOLANTE QUE DEU CABO EM LAMPIÃO

 Por Paulo Britto

Há 50 (cinquenta) anos o Militar/Volante (vocacionado, incansável, abnegado, admirado, marido amado e ser humano respeitado) nos deixou fisicamente, mas - em nossas mentes e no nosso coração - ele permanecerá para sempre vivo.

Sua história de vida serve como exemplo a muitos nordestinos, sertanejos, que vivem nos sertões, com as condições mínimas de sobrevivência, mas que não se sentem desmotivados em buscar melhores condições de vida, sem receio ou sem a preocupação - talvez pela inocência da falta de conhecimento das maldades da cidade grande - seguem na esperança de prosperar e alcançar seus objetivos, quase sempre indefinidos. Lutando em busca de uma melhoria de vida e, em seus planos, consequentemente, a melhoria de vida dos seus familiares, às vezes de forma exaustiva, sem retroceder, e que cada obstáculo os incentiva a seguir adiante, de forma firme e decidida.

João Bezerra

João Bezerra não preferiu esta ou aquela missão, era dedicado a cada uma que lhe fosse ordenada e confiada. Sua única preocupação foi “que fosse bem feita”. Não colecionou troféus das suas ações, apenas cumpriu, com bastante zelo todas as ordens que lhe foram designadas com o respeito hierárquico e a humildade que lhe era inerente e peculiar, como relatado por vários volantes, seus subalternos e pares em que disseram que além de calmo, sempre gostava de ouvir seu comandados.

Jamais foi amigo de Lampião (Virgulino Ferreira da Silva), basta ver os vários depoimentos de ex-volantes, alguns publicados por pesquisadores do assunto. Quem assim pensa, certamente não teve a oportunidade de conhecer de perto nem ele e nem sua família.

Nunca mandou munição para os cangaceiros, como bem colocou o Dr. Sérgio Dantas (magistrado de Natal-RN) em seu excelente artigo: “POR QUE PROFANAR A MEMÓRIA DOS MORTOS”. Um texto muito elucidativo, sensato, análise de alguém neutro e imparcial, a quem penhoradamente agradecemos pela forma concisa como interpretou, não mostrando sentido algum essa história fantasiosa e falsa, que quem a inventou só teve o objetivo de macular os feitos desse militar.

Também não houve envenenamento na Grota do Angico (28.07.1938), como podemos ver na brilhante entrevista do Dr. Leandro Cardoso, com embasamento e conhecimento profundo do assunto.

Certos comentários e mentiras surgiram depois da morte de João Bezerra (04.12.1970) e levados aos quatro ventos por pessoas inescrupulosas, inventadas por pura maldade, sem nenhuma comprovação e, por outros que por desconhecimento da história repetiram e repetem o que ouvem e ouviram, sem se ater a profanação.

Assim foi João Bezerra, assim foi sua vida, sua batalha, seu labutar, suas glórias, suas dificuldades que serviram de alicerce para chegar aonde chegou.

Fato que nunca se vangloriou! Em momento algum atribuiu para si qualquer título que não fosse o da “missão cumprida” e que agiu sabendo-se ter sido o militar cônscio de seus deveres, sempre pontuando sua vida nos preceitos da lealdade e responsabilidade.

Portanto, durante muitos anos não se ouviu qualquer palavra ou história que desabonasse sua conduta, deste exemplar militar (detentor de uma vida honesta, justa e perfeita), rica em ações e balizada por colegas e superiores.

Para quem não conhece sua história, repito: Temperamento calmo, mas vigoroso, voz mansa, competidor nato, grande vigor físico, imprevisível, surpreendente, de atitudes repentinas, semblante impassível, mimetista, inteirava-se do ambiente ou da situação antes, durante e depois, avaliava riscos e definia limites.

De índole e alma boa, fazia o bem para quem merecesse o bem. Não perdia a oportunidade de ajudar aos que necessitavam, era um objetivo de vida.

A família agradeço aos que, diuturnamente, buscam a verdade, valorizando essa pessoa singular e que deixou seu nome na história do Nordeste brasileiro.

Recife/PE, 04 de dezembro de 2020.

Paulo Britto (MEU PAI)

Filho de João Bezerra

Texto copiado do fecebook do neto de João Bezerra Benner Britto.

https://www.facebook.com/benner.britto

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário