Seguidores

sábado, 12 de dezembro de 2020

MORRE CORONEL PEREIRA EX-LOCUTOR DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ!

Por Lindomarcos Faustino

O Relembrando Mossoró vem comunicar o falecimento do nosso querido amigo e estimado Antônio Pereira de Melo, mais conhecido como "CORONÉ PEREIRA", vítima de um câncer. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Ele nasceu no dia 04 de maio de 1942, na comunidade de Passagem de Pedras, município de Mossoró; filho de Francisco Pereira de Melo e Isabel de Sousa Melo.

No ano de 1955 sua família veio em carro de boi para à cidade de Mossoró, onde passou a residir no bairro Barrocas. Neste tempo seu pai começou trabalhando numa salina e a vender peixe no Mercado Central.

Em 1962 Antônio Pereira foi trabalhar na Rádio Difusora de Mossoró e a partir de 01 de junho de 1963 passou a ser funcionário do Cine Jandaia, empresa pertencente à Rádio Difusora a convite de sua prima Socorro Queiroz. Em 1963 ele foi trabalhar no Cine Jandaia, que ficava na Avenida Alberto Maranhão, bairro Bom Jardim, neste cinema antes de um ano passou a trabalhar no Cine Caiçara, onde aprendeu a ser controlista de mesa de som, neste ramo permaneceu até 1970, fazendo o controle da Rádio Difusora, operador do Cine Caiçara e responsável pelos cartazes do cinema. Quando o Cinema Caiçara fechou, ele fez um teste na Rádio Nordeste, em Natal e foi convocado para trabalhar nesta emissora, mas não chegou a trabalhar.

Foi controlista também na Rádio Tapuyo de Mossoró, em 1970 e ao mesmo tempo na Rádio Difusora. Em 1971 a Rádio Difusora não tinha programa de forró, foi então que a radialista Aldice Marques teve uma ideia que seu controlista, Antônio Pereira apresentasse um programa de forró e que ele tinha que imitar Coronel Ludujero, num linguajar sertanejo e bem matuto. Depois o programa foi ao ar, denominado de “Trem da Alegria”, a abertura deste programa era uma música do Trio Mossoró “Balanço os Cachos”. E foi neste programa que a Aldice Marques o batizou de “Coroné Pereira”, na década de 70, que fez o maior sucesso na radiofonia mossoroense.

Em seguida com poucos meses, a Rádio Difusora foi vendida para a família Alves, mas a mesma programação continuou. Depois o então diretor da emissora, Ângelo Augusto Fernandes o chamou Coroné Pereira e disse que o programa iria ser com mais duração e iria ser com uma nova denominação “Tarde Sertaneja” e também passou a apresentar um programa pela manhã “Bom Dia Mossoró”, onde permaneceu nesta Rádio até 1987.

Depois neste mesmo ano ingressou na Rádio Tapuyo de Mossoró, onde passou a fazer controle a noite e depois passou a apresentar de madrugada um programa de forró “Desperta Nordeste”. Posteriormente apresentou “Show de Comunicação”, em seguida “Sessão Nostalgia” e, mais adiante um programa brega “Romântico do Povo”, durante 9 anos ficou apresentando esses programas, até 1996.

A programação da rádio se encerrava a meia-noite, mas o diretor Canindé Alves pedia a Coroné Pereira para estender a programação sempre quando era natal e ano novo, até que ele não passava essas datas especiais com sua família, pois estava sempre na Rádio Tapuyo, onde era locutor e controlista, fazia sempre com muito amor, com coração, com sangue e suor. Era um apaixonado pelo rádio, onde fez dele sua segunda casa.

Em seguida saiu da Rádio Tapuyo e foi convidado para trabalhar na Rádio Libertadora Mossoroense, onde passou dois anos. Depois retornou a Rádio Tapuyo, a convite do Dr. Dix-huit Rosado e passou a apresentar o programa “Romântico do Povo”. Após 2 anos recebeu as férias e foi convidado pela Rádio Libertadora, passando a apresentar “Ídolos do Povo”, com dois anos depois, voltou para Rádio Tapuyo e permaneceu três anos, após sua saída dessa emissora, novamente foi para Rádio Libertadora, onde ficou mais 2 anos e foi para Rádio Tapuyo outra vez, foi mais de 30 anos neste vai e vem, entre as Rádios Tapuyo e Libertadora.

Após o diretor Givanildo Silva da Rádio Libertadora o convidou Coroné Pereira para trabalhar na rádio, pois neste tempo a emissora estava muito acabada e precisava de uma mão forte para levantar. Após um tempo foi para a Rádio Difusora, onde passou a apresentar um programa a noite, passando apenas quatro meses. Anos depois foi fazer um programa numa FM Comunitária, que funcionava em cima das Casas Morais, Centro. Nesta apresentava “Forró-brega do Coroné”.

Em 1982 chegou a participar de gravações musicais de LPs de cantores, aonde chegou a fazer participações de composições com o grande cantor Evaldo Freire, onde este cantor brega fez gravações das composições do Coroné Pereira, tais como: Minha Jangada, Outro Amor, além de outras.

Antônio Pereira é casado com Sônia Maria Lima Melo e pai dos seguintes filhos: Antônio Pereira de Melo Filho, Arlindo Pereira de Melo, Alzimar Pereira de Melo. Do segundo casamento tem Adriano Pereira de Melo, Suziane Pereira de Melo, Paulo Pereira de Melo, Sandra Maria de Melo, Silvana Maria de Melo. Atualmente Coroné Pereira trabalha com carro de som (publicidades).

 Adendo: 

Vai com Deus, meu amigo coroné Pereira! Fomos adeptos da mesma sociedade. Ele na Rádio Difusora e também trabalhava como  operador de filmes no Cine Caiçara de Mossoró. E eu trabalhava na Editora Comercial S.A. Muitas vezes ele me chamou para ser seu assistente operador de filmes no Cine Caiçara que era também da mesma sociedade. Eu sempre lhe dizia: Qualquer dia eu vou ser seu assistente, Pereira. Mas nunca fui. Nesse período ele ainda não tinha o nome artístico de coroné Pereira. Era conhecido somente por Pereira.

Coroné Pereira era um dos que mais sabia sobre a Rádio Difusora e Cine Caiçara de Mossoró. Está levando o que sabia destas casas com ele para o seu túmulo. 

Eu não sabia que ele estava doente. Este ano, antes da pandemia eu estive lá em sua casa, e ainda relembramos muito sobre a nossa convivência na sociedade.

Este nome artístico de Coroné Pereira foi dado pela locutora Aunice Marques que viera de Natal para trabalhar na Rádio Difusora. Como o coronel Ludugero estava no auge do sucesso, ela criou um programa para ele que na época era controlista de áudio da rádio, e a partir daí, coroné Pereira passou a ser o locutor mais famoso da emissora.

Adeus, meu amigo coroné Pereira! Um dia nós nos encontraremos novamente, mas desta vez, na casa do senhor!

Meu pai era leiloeiro e ele era encarregado do serviço de som nas festividades do São Francisco, na pequena propriedade do meu pai. 

(José Mendes Pereira).

https://www.facebook.com/groups/768856323197800

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário