Seguidores

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

ESTRADA DO ROMEIRO.

 Por Luis Bento

Na antiguidade a referida " Estrada " era parte integrante da grande comercialização entre os dois Estados: Ceará e Pernambuco. A antiga e histórica estrada, era via de acesso de Romeiros que se deslocavam dos Estados: Pernambuco, Alagoas e Sergipe com destino a Cidade de Juazeiro do Padre Cícero Romão Batista, para pagarem suas promessas. Em consequências ao numeroso fluxo de Romeiros de passagens por essas terras, ficou conhecida pela ( Estrada do Romeiro ).

Além dos Romeiros, dos comerciantes, muitos outros nordestino também foram andarinos dessa Estrada. O Padre Cícero, por aqui passou em 10 de março do ano de 1898. Convocado pelo Santo Papa, a comparecer ao Vaticano para prestar esclarecimentos do suposto milagre da Beata Maria de Araújo. A Estrada era muito movimentada por: Padres, Beatos, Romeiros, Volantes (Polícia) e Cangaceiros. Por se localizar na fronteira dos dois Estados: Pernambuco e Ceará. Por vários anos consecutivos a citada Estrada foi palco de sangrentas batalhas entre Volantes e Cangaceiros, desde a era do Cangaceiro Antônio Silvino até a época do Cangaceiro Lampião. Obs, é do conhecimento de todos os moradores da região, a passagem de Lampião por três vezes a essa Estrada:

02 de março de 1926

30 de janeiro de 1927

27 de março de 1928.

FOTOS:

Dos Pesquisadores, Luís Bento e José Francisco na Antiga Estrada do Romeiro ao lado do Aras Park Matulão em Jati Ce. A 11 Km da divisa com o Estado de Pernambuco.

Jati/ 13 / 01 / 2021

Pesquisador

Luís Bento.

https://www.facebook.com/groups/1995309800758536

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário