Seguidores

quarta-feira, 31 de março de 2021

CORONEL - DELMIRO AUGUSTO DA CRUZ GOUVÊIA - E O CANGACEIRO ( JACARÉ ).

"DELMIRO GOUVÊA, Industrial Empreendedor. Nasceu em 5 de junho de 1863 na fazenda Boa Vista no município de Ipu Ceará, assassinado em 10 de outubro de 1917, aos 54 anos, em Pedras hoje Cidade de DELMIRO ".

JOSÉ INÁCIO DA SILVA, Cangaceiro ( Jacaré ), irmão de Antônio Inácio da Silva o Cangaceiro ( Moreno ). Acusado de aterrorizar no Sul do Cariri Cearense, juntamente com seu comparsa Róseo Moraes, acuado de perto por forte cerco policial, abandomam a região Caririense indo refugia-se na fazenda do Coronel José Rodrigues em Piranhas - Ao, desafeto de DELMIRO GOUVÊA.

Com a repercussão da morte do ilustre sertanejo Delmiro. Jacaré e Róseo Moraes, acusados como matadores, fugiram de terras alagoanas, desta feita de volta a terra cearense procurando estabelecer nova morada na fazenda do Major José Inácio do Barro - Ce.

Preso (jacaré), na fazenda do Major Zé Inácio, sobre forte acusações do assassinato de Delmiro, foi recambeado para Alagoas. Na divisa do Ceará com Pernambuco, entre Macapá, atual JATI-Ce e São José do Belmonte- Pe. Jacaré foi friamente executado, tal vez, uma queima de arquivo, para que não denunciasse os mandantes do crime, daquele que futuramente seria um dos maiores progressista do Sertão Nordestino." DELMIRO ".

Fotos:

Coronel - Delmiro

Cangaceiro - Jacaré

Fonte: Sebastião Fialho de Brito (Bastim).

In mimory.

LUÍS BENTO

JATI 31/03/21/.

https://www.facebook.com/groups/508711929732768

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário