Seguidores

terça-feira, 16 de março de 2021

ODE A MOSSORÓ


(Caio César Muniz)

Pra você que recebeu
Este poeta cansado
Dos caminhos que andou,
Mais perdido que achado,
Eu só tenho gratidão,
E amor no coração
Por ser seu filho adotado.
“Eu me lembro muito bem
Do dia em que eu cheguei”
Os sonhos que carregava,
A rua que adentrei,
As pontes me abraçando,
Como uma mãe acarinhando,
O seu filho feito um rei.
Tudo quanto eu procurava
Você me apresentou,
Tudo quanto eu almejava,
Você me proporcionou,
Eu lhe devo quase tudo,
Minha urbe, meu escudo,
Uma parte do que sou.
Hoje eu conheço bem
Sua história rica e bela,
Sua fama libertária
Eu já faço parte dela,
Minha terra e meu xodó,
Obrigado, Mossoró,
Resistência e sentinela.
Conheci a sua noite,
Seus becos, seus botequins,
Fui urso nos carnavais,
Pierrôs e arlequins,
Seguimos por suas ruas,
Com musas que, seminuas,
Dançavam sob os clarins.
De Celina e de Rodolfo
Da saga de Lampião,
Do seu povo destemido
Desmontando a escravidão,
Das mulheres valorosas,
De belezas majestosas,
Oásis do meu sertão.
De Dorian e Raibrito,
Do mestre Vantan Rosado,
Do cordel de Antôi Francisco,
O poeta consagrado,
Protegida por Luzia,
Mossoró, som e poesia
De Concriz, coco embolado.
De Elizeu Ventania,
Luiz Campos, Ribamar,
De Nildo da Pedra Branca,
Meus mestres no versejar.
De melão, petróleo e sal
Mossoró fenomenal,
Minha terra, meu lugar.
De Neto da Panelada
Da Cobal, de Zé Leão,
Dos festejos de Luzia,
Das festas de São João,
Do velho O Mossoroense,
De tudo que você pense,
Mossoró, do coração.
Fiz meu ninho no seu colo
Nunca mais quero sair,
Mossoró acolhedora,
Roseira sempre a florir,
Seu rio corre silente,
Dizendo pra toda gente
Que ainda pode sorrir.
Estrangeiros abraçados
Que lhes tem como “nação”,
Lhe devotam homenagens
Por lhes estender a mão,
Mossoró, cidade-brilho,
Obrigado, sou seu filho,
E lhe rendo gratidão.
Obrigado, por me dar
Este chão de todo dia,
O calor que me aquece,
A água que me sacia,
Onde for, levo seu riso,
Mossoró, meu paraíso,
Terra de Santa Luzia.


https://www.facebook.com/photo?fbid=3720191678098432&set=a.136296816487954

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário